:

O que quer dizer alterações celulares benignas reativas ou reparativas?

Índice:

  1. O que quer dizer alterações celulares benignas reativas ou reparativas?
  2. O que significa citologia nos limites da normalidade?
  3. Quando deve-se repetir a citologia de repetição?
  4. Como é realizada a cicatrização do epitélio?
  5. Qual o papel da citologia na prevenção do câncer de colo de útero?
  6. Quais são as alterações regenerativas?

O que quer dizer alterações celulares benignas reativas ou reparativas?

Conclusão Diagnóstica: Alterações celulares benignas reativas ou reparativas Inflamação. O que quer dizer? O exame quer dizer: negativo para câncer de colo do útero e demonstra a presença de uma infecção vaginal. Deve ir ao ginecologista, ou outro médico para fazer o tratamento.

O que significa citologia nos limites da normalidade?

Amostra dentro dos limites de normalidade Este diagnóstico revela que a amostra apresenta-se completamente normal. Conduta: orientar a paciente a repetir o exame em 1 ano. Após dois resultados normais consecutivos, o controle deverá ser realizado a cada 3 anos (BRASIL, 2004; 2006).

Quando deve-se repetir a citologia de repetição?

  • - Caso o resultado da citologia de repetição seja negativo, deve-se repetir o exame após seis meses e, mediante resultado normal, inserir a paciente em controles de rotina. Como discutido em módulos anteriores, o HPV é um importante fator para desenvolvimento do câncer de colo uterino, merecendo, portanto, importância no seguimento e tratamento.

Como é realizada a cicatrização do epitélio?

  • A cicatrização do epitélio ulcerado ou erosado é realizada através da proliferação da camada de células basais do epitélio escamoso adjacente e pela expansão das células de reserva do endotélio local e das criptas.

Qual o papel da citologia na prevenção do câncer de colo de útero?

  • O grande objetivo do exame em si é verificar a presença de lesões pré-cancerosas, ou seja, que vão gerar um tumor se não forem removidas à tempo. Essa preocupação reforça ainda mais a importância da citologia ginecológica na saúde da mulher: como fator de prevenção do câncer de colo de útero.

Quais são as alterações regenerativas?

  • As alterações regenerativas são caracterizadas por arranjos de células metaplásicas colunares e imaturas com núcleos grandes e nucléolos proeminentes ou cromocentros que refletem a atividade mitótica recente. As cérvices atróficas são particularmente susceptíveis à infecção.