:

O que é a ciberdemocracia?

Índice:

  1. O que é a ciberdemocracia?
  2. O que é cibercultura e ciberdemocracia?
  3. O que é ciberespaço para Pierre Lévy?
  4. Quais são as três frentes de atuação na democracia?
  5. O que a cidadania digital previne?
  6. O que é cibercultura e qual a sua relação com o ciberespaço?
  7. O que é cibercultura e ciberespaço define e explique?
  8. Como interpretar cibercultura?
  9. Como consiste a ciberdemocracia?
  10. Por que a ciberdemocracia merece destaque?
  11. Como os destinos da democracia e do ciberespaço estão ligados?
  12. Como atingir o ciberespaço?

O que é a ciberdemocracia?

A ideia de democracia virtual (muitas vezes também referenciada como democracia digital, e-democracia ou ciberdemocracia) se relaciona aos meios e modos de utilização das ferramentas de comunicação digital para incrementar as práticas políticas.

O que é cibercultura e ciberdemocracia?

Então a cibercultura é uma realidade do ciberespaço que, por sua vez, é uma manifestação do virtual. Por fim, uma consequência possível para o ciberespaço e a cibercultura pode ser a reconfiguração dos ambientes e da cultura não virtuais, nos levando a uma possível ciberdemocracia.

O que é ciberespaço para Pierre Lévy?

Já para Lévy, o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo-se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea.

Quais são as três frentes de atuação na democracia?

Uma teoria sustenta que a democracia exige três princípios fundamentais: 1) a soberania reside nos níveis mais baixos de autoridade; 2) igualdade política e 3) normas sociais pelas quais os indivíduos e as instituições só consideram aceitáveis atos que refletem os dois primeiros princípios citados.

O que a cidadania digital previne?

A prática da cidadania digital diz respeito ao uso responsável da tecnologia no mundo virtual. No século 21, é uma habilidade necessária para, entre outras coisas, proteger dados, saber como se comportar on-line e filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.

O que é cibercultura e qual a sua relação com o ciberespaço?

Cibercultura é o costume de uma comunidade em que as TIC's faz parte da vida de uma forma geral. Ciberespaço é o espaço virtual onde ocorrem transmissão de comunicação. Relação de troca entre sociedade e tecnologias da comunicação, informação e cultura.

O que é cibercultura e ciberespaço define e explique?

A palavra cibercultura provém da junção das palavras cibernética e cultura. ... No caso, a cibercultura relaciona a tecnologia, o virtual (por exemplo a internet) e a cultura. O termo contempla todos os fenômenos relacionados ao ciberespaço, aqueles fenômenos associados às formas de comunicação mediadas por computadores.

Como interpretar cibercultura?

Mitchell (Mitchell, 2003), o termo Cibercultura tem vários sentidos, mas se pode entender como a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática.

Como consiste a ciberdemocracia?

  • Neste sentido, a Ciberdemocracia consiste na criação de processos e mecanismo de discussão, a partir de um diálogo entre o Cidadão e o Estado, para se chegar a uma política de decisões, onde a participação popular se torna mais real em termos práticos.

Por que a ciberdemocracia merece destaque?

  • Entre os novos conceitos gerados pelo novo espaço virtual, a Ciberdemocracia merece destaque e deve ser observada a partir da emergência da internet e da participação direta do cidadão na política mediante o uso das novas tecnologias.

Como os destinos da democracia e do ciberespaço estão ligados?

  • Para Pierre Lévy, “os destinos da democracia e do ciberespaço estão amplamente ligados” (2002, p. 32).

Como atingir o ciberespaço?

  • Ao atingir o ciberespaço, os portais do Governo, seja na esfera executiva, legislativa, judiciária, nacional, estadual ou municipal devem não só fornecer serviços, mas ampliar os meios de informação e conhecimento e garantir a interação da sociedade com o Poder Público (SILVEIRA, 2002).