:

Qual o tratamento para cisto no rim?

Índice:

  1. Qual o tratamento para cisto no rim?
  2. Como é classificado o cisto no rim?
  3. Como é possível identificar um cisto no rim do bebê?
  4. Por que os cistos surgem nos rins?
  5. Quais são os cistos?

Qual o tratamento para cisto no rim?

Em geral, cistos renais simples que não causam sintomas não precisam de tratamento, apenas acompanhamento. Cistos grandes ou que causam dor podem ser drenados através de cirurgia ou punção. Já os cistos renais complexos malignos precisam ser retirados cirurgicamente com urgência.

Como é classificado o cisto no rim?

  • O cisto no rim pode ser classificado de acordo com o tamanho e o conteúdo em seu interior em: Bosniak IV, são cistos que possuem características de câncer, devendo ser removidos assim que identificados.

Como é possível identificar um cisto no rim do bebê?

  • Mas caso seja identificado mais de um cisto no rim do bebê, pode ser indicativo de Doença Policística Renal, que é uma doença genética e deve ser acompanhada por um nefrologista para evitar possíveis complicações. Em alguns casos, essa doença pode ser diagnosticada ainda durante a gravidez por meio da ultrassonografia.

Por que os cistos surgem nos rins?

  • Os cistos que surgem nos rins são estruturas semelhantes aos cistos que surgem que outras partes do corpo, como o cisto de ovário, o cisto da mama ou o cisto sinovial. Na verdade, os cistos podem surgir em praticamente qualquer local do corpo, desde o cérebro até a pele.

Quais são os cistos?

  • Os cistos são bolsas arredondadas cheias de água que se formam no interior dos rins. Normalmente assintomáticos, são detectados durante algum tipo de exame de imagem solicitado pelo médico.