O que é um choque patologia?
Índice:
- O que é um choque patologia?
- O que é um choque medicina?
- Quais são os sintomas do choque neurogênico?
- Quais os sinais de choque hipovolêmico?
- O que é um choque hemorrágico?
- O que é um choque circulatório?
- O que é choque e os tipos?
- O que é o choque Vasogênico?
- Qual a definição do choque?
- Qual o conceito de choque cultural?
- Como funcionam os choques elétricos?
- Qual o tratamento inicial do choque?
O que é um choque patologia?
Choque é a expressão clínica da falência circulatória aguda que resulta na oferta insuficiente de oxigênio para os tecidos. É uma condição de alta mortalidade que deve ser identificada e tratada imediatamente.
O que é um choque medicina?
O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca.
Quais são os sintomas do choque neurogênico?
Principais sinais e sintomas
- Diminuição da temperatura corporal, abaixo de 35,5ºC;
- Respiração rápida e superficial;
- Pele fria e azulada;
- Tonturas e sensação de desmaio;
- Excesso de suor;
- Ausência de resposta a estímulos;
- Alteração do estado mental;
- Redução ou ausência da produção de urina;
Quais os sinais de choque hipovolêmico?
Os sinais e sintomas de choque hipovolêmico são consequência da perda de líquidos de forma excessiva, podendo surgir de forma progressiva, sendo os principais:
- Dor de cabeça constante, que pode ir piorando;
- Cansaço excessivo e tontura;
- Náuseas e vômitos;
- Pele muito pálida e fria;
- Confusão;
- Dedos e lábios azulados;
O que é um choque hemorrágico?
O choque hemorrágico é um tipo de choque hipovolêmico . É uma condição clínica com risco de vida que resulta da eventual perda de mais de 20% do sangue do corpo.
O que é um choque circulatório?
O choque representa uma situação de hipóxia tecidual e celular devido à entrega inadequada, ao aumento de consumo ou à utilização inadequada do oxigênio. Desta forma, representa uma situação extrema de disfunção circulatória com risco de vida.
O que é choque e os tipos?
O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.
O que é o choque Vasogênico?
Choque vasogénico. Este tipo de choque inclui diversas alterações que provocam a exagerada dilatação dos vasos sanguíneos periféricos de pequeno calibre, daí resultando uma má perfusão te-cidular, não sendo possível assim manter o adequado transporte de oxigénio aos órgãos vitais.
Qual a definição do choque?
- Definição: Choque é a expressão clínica da falência circulatória aguda que resulta na oferta insuficiente de oxigênio para os tecidos. É uma condição de alta mortalidade que deve ser identificada e tratada imediatamente. Abaixo discutiremos sobre os tipos de choque, suas características e o manejo.
Qual o conceito de choque cultural?
- Choque cultural é um conceito que caracteriza o fenômeno de estranho que ocorre entre duas culturas, sendo estas representadas por indivíduos ou por grupos sociais. O choque cultural não necessariamente é maléfico, mas pode gerar desconforto pela situação atípica.
Como funcionam os choques elétricos?
- "Choques Elétricos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/choques-eletricos.htm. Acesso em 03 de fevereiro de 2021. Correntes elétricas superiores a 0,1 A são capazes de provocar paradas cardíacas, causar queimaduras e, até mesmo, levar a vítima a óbito.
Qual o tratamento inicial do choque?
- Os exames podem ser divididos em exames gerais, independente do tipo de choque, e exames específicos de acordo com a suspeita clínica. O tratamento inicial deve ser baseado na rápida restauração e manutenção da perfusão e da oferta de O2 aos órgão vitais e a identificação e tratamento da causa base.