O que quer dizer carta precatória em uma ação trabalhista?
Índice:
- O que quer dizer carta precatória em uma ação trabalhista?
- O que é uma carta precatória?
- O que é CPE na Justiça do Trabalho?
- O que é uma precatória?
- Qual o significado da carta precatória?
- Qual a carta precatória da reclamação trabalhista?
- Como é pago um precatório Trabalhista?
- Qual a regulamentação das cartas precatórias?
O que quer dizer carta precatória em uma ação trabalhista?
É um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca. Assim, um juiz (dito deprecante), envia carta precatória para o juiz de outra comarca (dito deprecado), para citar o réu ou testemunha a comparecer aos autos.
O que é uma carta precatória?
Carta Precatória é o instrumento pelo qual um juízo viabiliza a realização de diligências e atos processuais, em um local onde não possua jurisdição, nas hipóteses cabíveis, através de uma solicitação a outro juízo, de igual ou superior instância, no território nacional.
O que é CPE na Justiça do Trabalho?
Com a Carta Precatória Eletrônica (CPE), em questão de minutos, o juiz expede a carta precatória e, de imediato, o juiz de outra vara Page 13 recebe a comunicação e passa a exercer e praticar aquele ato solicitado.
O que é uma precatória?
Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial, para valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário.
Qual o significado da carta precatória?
- Significado de Carta precatória: É o expediente pelo qual o juiz se dirige ao titular de outra jurisdição que não a sua, de Categoria igual ou superior à de que se reveste, para solicitar-lhe seja feita determinada diligência que só pode ter lugar no território cuja jurisdição lhe está afeta.
Qual a carta precatória da reclamação trabalhista?
- A expedição de carta precatória na fase de conhecimento da reclamação trabalhista é um importante instrumento para a solução do processo e para facilitar o depoimento de testemunhas que não residam na localidade de origem da ação.
Como é pago um precatório Trabalhista?
- O pagamento de um precatório trabalhista segue as mesmas regras dos precatórios oriundos da Justiça Comum, devendo ser pago por ordem cronológica de apresentação no tribunal (do mais antigo para o mais recente), conforme lista de cada devedor, sendo que os créditos de natureza alimentar tem prioridade de pagamento sobre os de natureza comum.
Qual a regulamentação das cartas precatórias?
- Para as questões cíveis, as cartas precatórias estão regulamentadas entre os artigos 2 do Código de Processo Civil. Neles estão indicados os requisitos das cartas precatórias, modo e forma de cumprimento, inclusive para procedimentos informatizados.