O que é categoria 2 na mamografia?
Índice:
- O que é categoria 2 na mamografia?
- Como é utilizada a classificação de mamografia?
- Qual o resultado do exame mamográfico?
- Qual a classificação da radiografia das mamas?
- Qual a sua rotina anual de mamografias?
O que é categoria 2 na mamografia?
Categoria 2: mamografia negativa, com achados benignos. Em relação ao achado de câncer, se assemelha a classificação BI-RADS® 1, mas neste caso, o radiologista opta por descrever achados benignos característicos, cujo grau de precisão de diagnóstico através da mamografia é grande.
Como é utilizada a classificação de mamografia?
- Atualmente, a classificação é utilizada para outros testes de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia. Antes da sua adoção por radiologistas brasileiros, não eram incomuns desentendimentos quanto à interpretação dos resultados de mamografias.
Qual o resultado do exame mamográfico?
- Ampliando a possibilidade de diagnóstico. Um dos resultados do exame mamográfico – e talvez o mais importante – é a indicação da categoria BI-RADS (um sistema de padronização de laudos) que o nódulo se encontra, sendo 0 para inconclusivo e 6 para certeza de risco de malignidade causadas por câncer de mama.
Qual a classificação da radiografia das mamas?
- Inclusive, a radiografia das mamas foi o primeiro exame que recebeu classificação BI-RADS, em 1993. Atualmente, a classificação é utilizada para outros testes de diagnóstico por imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia.
Qual a sua rotina anual de mamografias?
- Categoria 1 – nesse caso, seus seios têm aparência simétrica e não têm nenhum sinal de lesões que podem evoluir para câncer. Você pode continuar com sua rotina anual de mamografias;