:

O que é Halaka?

Índice:

  1. O que é Halaka?
  2. Como é escrito o hebraico moderno?
  3. Qual a diferença entre o hebraico de hoje e o antigo?
  4. Quais são os verbos em hebraico?
  5. Qual a diferença entre o hebraico e o árabe?

O que é Halaka?

No judaísmo, o livro sagrado é a Torá e o conjunto de normas e leis que servem como guia são conhecidas pela palavra halacha. Este vocábulo vem do hebraico, mais especificamente do termo Heh-Lamed-Kaf, que normalmente pode ser traduzido como viagem ou caminho.

Como é escrito o hebraico moderno?

  • O hebraico moderno é escrito com um alfabeto conhecido como "quadrático". É o mesmo alfabeto, em última análise derivado do aramaico, que foi usado para copiar livros religiosos em hebraico durante dois mil anos. Este alfabeto tem também uma versão cursiva, que é usada para a escrita à mão.

Qual a diferença entre o hebraico de hoje e o antigo?

  • A diferença entre o hebraico de hoje e o de há 3 000 anos é que o antigo era um abjad ou seja, não possuía vogais para formar sílabas. As vogais (Nekodot) foram os sinais diacríticos inventados pelos rabinos para facilitar na pronúncia de textos muito antigos e posteriormente desativados, nos meios de comunicação atuais.

Quais são os verbos em hebraico?

  • Os verbos estão no infinitivo como na língua portuguesa para facilitar a compreensão. Lembrando que os verbos em hebraico aparecem sempre na terceira pessoa do passado singular. Trataremos disto em outra lição. As palavras hebraicas transliteradas facilitam a leitura para quem ainda não memorizou o alfabeto.

Qual a diferença entre o hebraico e o árabe?

  • O hebraico assemelha-se fortemente ao aramaico e, embora menos, ao árabe e seus diversos dialetos, partilhando muitas características linguísticas com eles. O hebraico também mudou. A diferença entre o hebraico de hoje e o de há 3 000 anos é que o antigo era um abjad ou seja, não possuía vogais para formar sílabas.