:

O que é o calor de hidratação do cimento?

Índice:

  1. O que é o calor de hidratação do cimento?
  2. Qual a importância de conhecer o calor de hidratação de um cimento?
  3. O que é a finura do cimento?
  4. Qual a importância de se conhecer o início da pega e calor de hidratação do cimento nas edificações?
  5. Qual é o papel da água na hidratação do cimento?
  6. Como se dá o processo de endurecimento cimento?
  7. Quais os tipos de cimento que podemos usar em concreto massa para reduzir o calor de hidratação?
  8. Qual a relação entre cimento e calor de hidratação?
  9. Qual é o produto da hidratação dos cimentos?
  10. Qual a hidratação do cimento com a água?
  11. Como é definido o calor de hidratação?

O que é o calor de hidratação do cimento?

[2] O calor de hidratação consiste em uma reação química exotérmica entre o cimento e a água, e possui sua maior intensidade nas primeiras idades, podendo gerar trincas e fissuras nocivas ao concreto, além de possibilitar um futuro ataque do meio externo ao mesmo.

Qual a importância de conhecer o calor de hidratação de um cimento?

O endurecimento do material acontece como resultado do processo de hidratação, que é a reação química do clínquer com a água. Assim, os silicatos de cálcio hidratados são formados e, junto do calor de hidratação, acabam influenciando nas propriedades mecânicas e físicas do concreto depois de endurecido.

O que é a finura do cimento?

A finura do cimento é caracterizada pelo índice de finura, que é o material retido na peneira de 75 µm, expresso em porcentagem de massa, calculado até os décimos. O resultado do ensaio é o valor obtido em uma única determinação.

Qual a importância de se conhecer o início da pega e calor de hidratação do cimento nas edificações?

Após as primeiras horas da aplicação do concreto começa a ocorrer a hidratação do cimento com a água (endurecimento). ... Esse processo provoca um aumento da temperatura da massa concreto, cujo calor será liberado na atmosfera.

Qual é o papel da água na hidratação do cimento?

O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.

Como se dá o processo de endurecimento cimento?

Endurecimento refere-se ao aumento de resistência de uma pasta de cimento após a pega. Na presença de água, os silicatos e os aluminatos apresentados na tabela acima formam produtos de hidratação que, com o transcorrer do tempo, dão origem a uma massa firme e resistente.

Quais os tipos de cimento que podemos usar em concreto massa para reduzir o calor de hidratação?

Usualmente vemos bastante o Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CPV ARI), que é um cimento rico em C3S, componente responsável pela resistência inicial. Porém, esse cimento libera alta quantidade de calor em poucas horas, contribuindo para o calor de hidratação.

Qual a relação entre cimento e calor de hidratação?

  • Qual a relação entre as propriedades do cimento e o calor de hidratação? De modo geral, o cimento apresenta diversos componentes de acordo com o seu tipo. Esses componentes têm relação direta com uma maior ou menor alteração da temperatura do concreto. Basicamente o cimento tem 4 componentes em maiores quantidades:

Qual é o produto da hidratação dos cimentos?

  • Assim, a etringita é o produto dos primeiros estágios da hidratação dos cimentos. Esta fase cristaliza na forma de pequenas agulhas prismáticas na superfície do aluminato tricálcico formando uma barreira que contribui para a redução da velocidade de hidratação dos aluminatos(6).

Qual a hidratação do cimento com a água?

  • Após as primeiras horas da aplicação do concreto começa a ocorrer a hidratação do cimento com a água (endurecimento). Essa reação faz com que seja liberada certa quantidade de produtos de hidratação, como hidróxido de cálcio, etringita, silicato de cálcio hidratado, entre outros.

Como é definido o calor de hidratação?

  • Tecnicamente, o calor de hidratação pode ser definido como o calor liberado pelo concreto através de um processo exotérmico, no caso a reação do cimento com a água. Um processo exotérmico nada mais é do que uma reação química em que há transferência de energia do interior de um objeto para o meio exterior.