O que é calor latente e sensível?
Índice:
- O que é calor latente e sensível?
- Como calcular calor latente e sensível?
- Como se calcula o calor sensível?
- O que é indicado pela capacidade térmica de um objeto?
- O que é o calor sensível?
- Como se calcula o calor latente?
- Qual é a diferença que existe entre calor sensível e calor latente Cite um exemplo?
- O que é quantidade de calor sensível?
- O que se entende por calor sensível?
- Qual a diferença entre calor sensível e calor latente?
- Qual é o calor latente da água?
- Qual a equação de calor sensível?
- Como é calculado o calor latente?
O que é calor latente e sensível?
Calor Sensível (c) é a quantidade de calor necessária para que uma unidade de massa de uma substância altere sua temperatura. ... Calor Latente (L) é a quantidade de calor que, ao ser fornecida ou retirada de um corpo, não altera sua temperatura, mas causa mudança em seu estado de agregação.
Como calcular calor latente e sensível?
Trata-se aqui do denominado calor sensível. No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).
Como se calcula o calor sensível?
Calor Sensível
- Exemplo: Aquecimento de uma barra de metal.
- Q = m . c . ...
- Q: quantidade de calor sensível (cal ou J) m: massa do corpo (g ou Kg) ...
- Obs: Para calcular o calor sensível temos que saber o calor específico que varia em cada substância.
- Q = m . L.
- Q: quantidade de calor (cal ou J) m: massa (g ou Kg) ...
- 1. ( ...
- 2. (
O que é indicado pela capacidade térmica de um objeto?
A capacidade térmica define a quantidade de calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade.
O que é o calor sensível?
Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura. Contudo, os corpos que participam desse processo não têm o estado físico alterado.
Como se calcula o calor latente?
Para calcular o calor latente é utilizada a fórmula:
- Q = m . ...
- Q: quantidade de calor (cal ou J) ...
- Q = Lv. ...
- Lv: constante.
- c = Q/m. ...
- c: calor específico (cal/g°C ou J/Kg.K)
Qual é a diferença que existe entre calor sensível e calor latente Cite um exemplo?
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente.
O que é quantidade de calor sensível?
Calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que corresponde a quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo, gerando assim uma variação na temperatura.
O que se entende por calor sensível?
Calor sensível diz respeito à forma de calor que produz uma mudança na temperatura de um corpo. ... Calor sensível é a quantidade de calor que é transferida entre os corpos, produzindo, assim, uma variação em sua temperatura.
Qual a diferença entre calor sensível e calor latente?
- As quantidades de calor sensível e de calor latente trocados nessa transformação, em calorias, foram, respectivamente: Faz-se necessário elevar a temperatura do gelo até a temperatura do ponto de fusão. Para isso, temos: O calor necessário para elevar a temperatura do bloco de gelo de -5°C para 0°C é do tipo sensível, logo:
Qual é o calor latente da água?
- Nas condições normais de temperatura e pressão, o calor latente da água, para suas diferentes mudanças de estado físico, é mostrado na tabela abaixo: De acordo com a tabela mostrada acima, são necessárias 80 calorias para congelarmos 1 grama de água que se encontre na temperatura de fusão (0 ºC).
Qual a equação de calor sensível?
- Esse calor fornecido à água é do tipo sensível, pois a sua temperatura varia entre 20°C e 60°C, temperaturas em que a água apresenta-se no estado líquido. Substituindo esses dados na equação de calor sensível, temos: Q = m .
Como é calculado o calor latente?
- O calor latente é calculado pela razão da quantidade de calor transferida na transformação isotérmica: As mudanças de fases em substâncias puras ocorrem em temperatura constante, mediante a absorção ou liberação de calor latente. Todas as substâncias puras apresentam uma curva de aquecimento parecida com a da figura abaixo: