:

O que é calcificação no útero?

Índice:

  1. O que é calcificação no útero?
  2. Como tratar calcificação no útero?
  3. Qual a causa das calcificações?
  4. Quais os riscos da calcificação pélvica?
  5. Quando ocorre a piora da calcificação?
  6. Quais são as lesões calcificadas?

O que é calcificação no útero?

Uma calcificação pélvica significa que algo está calcificado (impregnado de cálcio e endurecido) na sua pelve. Geralmente são pequenas veias calcificadas ou calcificação de trombos venosos crônicos na pelve (flebólitos). A calcificação é o depósito gradual de cálcio em algum tecido do corpo.

Como tratar calcificação no útero?

O tratamento da metaplasia óssea endometrial deve ser realizado mediante retirada histeroscópica dos fragmentos ósseos, que serão submetidos à avaliação histopatológica, ou como segunda linha pela curetagem uterina(8).

Qual a causa das calcificações?

  • Uma parte é dissolvida, mas o excesso se precipita no fundo do copo. As calcificações podem ocorrer tanto em tecidos mortos ou degenerados como em tecidos vivos e saudáveis e as suas causas são bastante variadas.

Quais os riscos da calcificação pélvica?

  • A calcificação pode oferecer riscos à saúde quando interfere no funcionamento de um órgão, como endurecer ou bloquear os vasos sanguíneos do coração, rins e cérebro, por exemplo. O médico que solicitou o raio-x poderá dar maiores esclarecimentos sobre a sua calcificação pélvica e orientar quanto ao tratamento, se for o caso.

Quando ocorre a piora da calcificação?

  • Já os sinais de piora e de complicações da calcificação surgem principalmente quando o vaso sanguíneo está totalmente obstruído, fazendo aparecerem dores abdominais intensas, vômitos e diarreia. Essa dor ocorre principalmente de 30 a 60 minutos depois das refeições, quando há um maior esforço do abdômen para digerir a comida.

Quais são as lesões calcificadas?

  • Foram observadas sete lesões metastáticas calcificadas, sendo cinco por neoplasia de cólon, uma por sarcoma e uma por teratoma maligno de ovário. Dessas metástases, duas apresentaram calcificações após tratamento quimioterápico.