:

Porque a biodisponibilidade é importante?

Índice:

  1. Porque a biodisponibilidade é importante?
  2. Qual o objetivo da Farmacodinamica?
  3. Qual a biodisponibilidade do medicamento?
  4. Quais os parâmetros farmacocinéticos para avaliação da biodisponibilidade?
  5. Qual a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via intravascular?
  6. Qual a necessidade de regulamentação sobre biodisponibilidade?

Porque a biodisponibilidade é importante?

Ela é quem determina melhores processos de produção de medicamentos e suplementos, analisa insumos e proporciona melhores tratamentos. Um desses estudos que têm impacto na saúde do paciente é sobre a biodisponibilidade do medicamento.

Qual o objetivo da Farmacodinamica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica e Interações químicas)

Qual a biodisponibilidade do medicamento?

  • A biodisponibilidade é uma característica do medicamento administrado a um sistema biológico intacto e indica simultaneamente, segundo que cinética e segundo que proporção um fármaco alcança a circulação geral a partir da dose contida no medicamento administrado.

Quais os parâmetros farmacocinéticos para avaliação da biodisponibilidade?

  • Parâmetros farmacocinéticos para avaliação ou comparação da biodisponibilidade, na avaliação comparativa de duas formulações diferentes, que possuem o mesmo princípio ativo: Fig.1: Parâmetros farmacocinéticos para avaliação da biodisponibilidade de um fármaco.

Qual a biodisponibilidade de um medicamento administrado por via intravascular?

  • “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman – As Bases Farmacológicas da Terapêutica (1.996). Por Definição, a Biodisponibilidade de um Medicamento Administrado por Via Intravascular é igual a 100%.

Qual a necessidade de regulamentação sobre biodisponibilidade?

  • NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO SOBRE BIODISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS Exemplos: Ineficácia - Cloranfenicol Intoxicações - Fenitoína / Digoxina BIODISPONIBILIDADE Conceito Inicial “Quantidade de fármaco que chega à biofase e é responsável pela ação farmacológica”. Prof. Leslie Benet Goodman & Gilman –