O que quer dizer bem haja em Portugal?
Índice:
- O que quer dizer bem haja em Portugal?
- O que significa bem aja?
- Como agradecer em português de Portugal?
- Como usar bem haja?
- Como se escreve a palavra aja do verbo agir?
- Como responder obrigado em Portugal?
- Como conjuga o verbo agir?
O que quer dizer bem haja em Portugal?
Significado de Bem haja expressão Expressão de gratidão, de agradecimento em relação a algo ou a alguém; muito obrigada: bem haja por tudo que fizeram por mim!
O que significa bem aja?
Trata-se de uma forma de agradecimento, equivalente a "tenha tudo de bom". Ex: "Bem haja, pela ajuda que me deu!" Quanto a "bem aja" não funciona propriamente como uma expressão, mas também pode ser usada como um conselho: bem aja = execute algo bem, faça algo bem, proceda de maneira correcta.
Como agradecer em português de Portugal?
Do agradecimento ao insulto... em português: bem haja! + sevandija - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A fórmula de agradecimento «bem haja» é frequente em certas zonas de Portugal, como alternativa a «obrigado/obrigada».
Como usar bem haja?
Bem haja, escrito sem hífen, é uma forma de agradecimento, sinônima de muito obrigado, que pode ser traduzida como: que você tenha tudo de bom. Bem haja, no singular, deve ser usado no agradecimento de apenas uma pessoa.
Como se escreve a palavra aja do verbo agir?
Em comum, podemos afirmar que esses dois vocábulos são verbos e estão conjugados no modos Subjuntivo (primeira e terceira pessoas) e no Imperativo (terceira pessoa). No entanto, eles apresentam diferenças cruciais de significado. Haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é uma flexão do verbo agir.
Como responder obrigado em Portugal?
Obrigada. Salvo melhor opinião, parece-me que a resposta preferível é: "Obrigado(a), eu". Mas também pode responder "Eu é que lhe agradeço" ou, simplesmente, "De nada", conforme as situações. Isto é assim em Portugal, bem entendido.
Como conjuga o verbo agir?
O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o, para a manutenção da pronúncia (eu ajo, que eu aja, aja ele,...).