:

Qual o tratamento indicado para amelogênese imperfeita?

Índice:

  1. Qual o tratamento indicado para amelogênese imperfeita?
  2. Quais são as células que são afetadas geneticamente causando a amelogênese imperfeita?
  3. Qual o tipo de herança e o tratamento da dentinogênese imperfeita?
  4. O que ocorre na amelogênese imperfeita?
  5. O que é Dentinogênese imperfeita?
  6. Qual o tratamento para hipoplasia de esmalte?
  7. O que causa a hipoplasia de esmalte?
  8. Como diferenciar hipoplasia do esmalte de uma Amelogênese imperfeita?
  9. O que é a dentinogênese imperfeita?
  10. Qual a diferença entre MIH amelogênese imperfeita?

Qual o tratamento indicado para amelogênese imperfeita?

Atualmente, técnicas restauradoras adesivas, overdentures, confecção de coroas metalocerâmicas ou livres de metal, próteses parciais fixas e restaurações inlay/onlay são possibilidades para o tratamento reabilitador de pacientes com amelogênese imperfeita1.

Quais são as células que são afetadas geneticamente causando a amelogênese imperfeita?

1 no braço longo do cromossomo X. Cerca de 5 % dos casos amelogênese imperfeita são causadas por mutações no AMELX gene e são herdadas num padrão X-linked. Uma condição é considerada ligada ao X, se o gene mutante que faz com que o distúrbio está localizado no cromossoma X, um dos dois cromossomas sexuais.

Qual o tipo de herança e o tratamento da dentinogênese imperfeita?

A dentinogênese imperfeita édescrita na literatura como uma herança autossômica dominante (1,5,8,11,14,15,16,18), com alta penetrância (3,4,14,17). Nos casos relatados neste artigo confirma-se esta herança pela presença de indivíduos afetados nas três gerações.

O que ocorre na amelogênese imperfeita?

A amelogênese imperfeita (AI) é uma alteração patológica hereditária, que é causada por mutações em uma variedade de genes responsáveis pela formação do esmalte, afetando a qualidade e/ou quantidade de esmalte, podendo ter padrão de transmissão autossômica ou ligada ao cromossomo X de forma dominante ou recessiva ( ...

O que é Dentinogênese imperfeita?

A dentinogênese imperfeita ou dentina opalescente heredi- tária ou, ainda, odontogênese imperfeita é o tipo de anomalia que ocorre quando os odontoblastos, células responsáveis pela síntese ou produção da dentina1 falham em sua diferenciação, produzindo uma dentina com estrutura anormal, resultando em dentes de cor ...

Qual o tratamento para hipoplasia de esmalte?

Entre os métodos de tratamento estão: restaurações diretas e indiretas em resina composta e cerâmica, aplicação tópica de flúor, clareamento e microabrasão.

O que causa a hipoplasia de esmalte?

A hipoplasia do esmalte define-se como formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte, podendo expor os túbulos dentinários, destacando-se como etiologia: deficiências nutricionais, hipocalcemia, trauma, eritroblastose fetal, infecções, ingestão de substancias químicas e alterações hereditárias.

Como diferenciar hipoplasia do esmalte de uma Amelogênese imperfeita?

Existem três tipos de amelogênese imperfeita: a hipoplásica (tipo 1) – espessura do esmalte está reduzida em pontos ou áreas da superfície; hipomaturada (tipo 2) – esmalte tem espessura normal, porém é mais macio; hipocalcificada (tipo 3) – esmalte tem espessura normal, mas é muito macio, opaco, com coloração que varia ...

O que é a dentinogênese imperfeita?

Considerações finais: a dentinogênese imperfeita é considerada um distúrbio genético do desenvolvimento da dentina que ocorre na ausência de desordens sistêmicas. Apresenta um padrão autossômico dominante e pode ser causada por mutações no gene sialofosfoproteína da dentina – DSPP.

Qual a diferença entre MIH amelogênese imperfeita?

A HMI pode ser diferenciada da hipoplasia de esmalte, já que na hipoplasia há menor espessura do esmalte e na HMI o defeito é qualitativo, ou seja, houve a formação de toda a espessura do esmalte, mas a translucidez foi alterada.