O que é o processo de autorregulação psicológica?
Índice:
- O que é o processo de autorregulação psicológica?
- Como a regulação emocional é possível?
- Qual a importância da autorregulação?
- Qual o exercício de autorregulação?
- Qual o elemento básico no processo de autorregulação?
- Por que a escola deve se comportar moralmente?
O que é o processo de autorregulação psicológica?
A autorregulação, por sua vez, consiste nos mecanismos usados pelo indivíduo para controlar suas reações emocionais e comportamentais frente a fontes de estimulação positiva ou negativa. O temperamento inclui três grandes fatores, a saber: afeto negativo, extroversão e controle com esforço (Rothbart, 2011).
Como a regulação emocional é possível?
Dar nome às emoções é crucial para processá-las. Dando nome às emoções, é possível lembrar-se delas e reconhecer o contexto no qual elas surgem. Uma dica é reparar e descrever para si os sintomas físicos de uma reação emocional.
Qual a importância da autorregulação?
- Esta fase é de grande importância, uma vez que a autorregulação se retroalimenta com base nas experiências e consequências das mesmas. Dentro dessas fases, interagem vários elementos ou habilidades que possuem um papel relevante na autorregulação: Meta-cognição: consciência e capacidade de refletir sobre o próprio pensamento.
Qual o exercício de autorregulação?
- Mudar de atividade: outro exercício de autorregulação consiste em prestar atenção às emoções e sentimentos derivados das tarefas realizadas, assim como cultivar a flexibilidade. Ao descobrir que uma atividade é prejudicial, a pessoa deve ser capaz de provar novas opções ou variações mais benéficas.
Qual o elemento básico no processo de autorregulação?
- Autoconsciência: um elemento básico no processo de autorregulação é o conhecimento sobre a nossa própria pessoa, características, pontos fortes e fracos. Para isso, é aconselhável fazer uma análise das distintas esferas da nossa vida, avaliar que melhoraríamos ou deveríamos aprender e que elementos consideramos que já estão bem.
Por que a escola deve se comportar moralmente?
- A instituição deve se comportar moralmente, zelando pelo respeito e bom convívio de todos. Porém, esse aprendizado não se dá por uma aula ou disciplina, por exemplo, mas de forma institucionalizada: a ética e a moral devem ser incorporadas ao projeto político pedagógico da escola e fazer parte da prática escolar.