O que significa a aferição da pressão arterial?
Índice:
- O que significa a aferição da pressão arterial?
- Qual é a finalidade da aferição da pressão arterial?
- Quais os locais contraindicados para aferição da pressão arterial?
- Onde colocar o Estetoscopio para aferir pressão?
- Como realizar a aferição da pressão arterial com o equipamento manual?
- Como atrapalhar a aferição da pressão arterial?
- Qual a predisposição para a pressão arterial?
- Como medir a pressão arterial?
- Quais são os valores normais para a pressão arterial?
O que significa a aferição da pressão arterial?
Aferir a pressão arterial de uma pessoa é medir os valores da pressão sistólica e da pressão diastólica tendo como finalidade identificar se estes níveis estão dentro dos parâmetros normais ou possuem alguma alteração, sendo utilizados como base para o diagnóstico de doenças como a hipertensão arterial sistêmica (HAS), ...
Qual é a finalidade da aferição da pressão arterial?
A aferição da pressão arterial permite guiar condutas terapêuticas individuais, monitorar prevalências populacionais e identificar fatores de risco associados à hipertensão arterial 1. O esfigmomanômetro de coluna de mercúrio tem sido considerado o padrão-ouro na medida da pressão arterial por mais de um século 1,2.
Quais os locais contraindicados para aferição da pressão arterial?
Quanto mais proximal e calibrosa a artéria (p/ex a braquial na prega do cotovelo) sobre a qual a pressão será aferida, maior será sua precisão. Em pacientes onde, por diversas razões, não se pode utilizar os braços, o cavo poplíteo (atrás dos joelhos) ou até os pulsos dos tornozelos são opções.
Onde colocar o Estetoscopio para aferir pressão?
Coloque a braçadeira ao redor do braço do paciente (de preferência o esquerdo), ficando a mesma cerca de 2 cm acima da fossa cubital (dobra do braço). Palpe a artéria braquial logo abaixo da fossa cubital e ponha o diafragma do estetoscópio em cima desta.
Como realizar a aferição da pressão arterial com o equipamento manual?
Esfigmomanômetro mecânico
- encontre a pulsação na região do cotovelo, que deve estar levemente flexionado com a palma da mão virada para cima — assim que sentir, coloque o estetoscópio em cima;
- a válvula do esfigmomanômetro deve estar fechada e o esteto já deve estar no ouvido de quem verificará a medida;
Como atrapalhar a aferição da pressão arterial?
- Os principais problemas que podem atrapalhar a aferição da pressão arterial estão relacionados com o examinador, o paciente e o material. Em relação ao examinador pode ocorrer a colocação errada do manguito, arredondamento dos valores, omissão do método palpatório.
Qual a predisposição para a pressão arterial?
- A pressão alta atinge milhões de indivíduos, especialmente aqueles que têm maior predisposição para o surgimento dessa condição, como pessoas que tem antecedentes familiares de hipertensão, idosos, obesos, sedentários e pessoas com hábitos alimentares não saudáveis. A pressão arterial é um “sinal vital” do organismo.
Como medir a pressão arterial?
- Para controlar a pressão, é importante medi-la com frequência (saiba como fazê-lo corretamente aqui ). Muita gente já está familiarizada com o clássico 12 por 8, considerada a medida normal para pressão arterial.
Quais são os valores normais para a pressão arterial?
- Geralmente o valor da pressão sistólica é o mais importante, principalmente para pessoas com 50 anos ou mais. Eles apresentam um aumento neste número, pois as artérias já estão mais danificadas ou com muitas placas instaladas, aumentando os riscos de doenças cardíacas e vasculares. Quais são os valores considerados normais para a pressão arterial?