O que provoca trombose da veia porta?
Índice:
- O que provoca trombose da veia porta?
- O que é trombose no pâncreas?
- Qual a principal característica de um paciente ictérico?
- O que significa trombose da veia porta?
- O que acontece se a trombose não for tratada?
O que provoca trombose da veia porta?
Geralmente está relacionada a fatores locais (trauma abdominal, pileflebite, compressão venosa tumoral e esplenectomia) ou a um estado de hipercoagulabilidade, como trombofilias, gravidez, uso de estrógeno, doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes com vasculite e algumas doenças hematológicas.
O que é trombose no pâncreas?
Trombose da veia porta é uma obstrução da veia do mesmo nome, ocasionado por coágulos de sangue. A obstrução pode ser causada pela cirrose ou por um cancro do fígado, do pâncreas ou do estômago.
Qual a principal característica de um paciente ictérico?
Pacientes ictéricos e com a vesícula palpável apresentam o Sinal de Courvoisier, sugestivo de neoplasia periampular. E, por fim, caso ele tenha dor à palpação do HD, pode indicar uma inflamação hepática, ou da vesícula, sendo a possível causa da icterícia.
O que significa trombose da veia porta?
Trombose da veia porta refere-se à obstrução completa ou parcial do sistema venoso portal, localizada nos tratos venosos intra-hepáticos ou extra-hepáticos e até mesmo nas veias esplênica ou mesentérica superior.
O que acontece se a trombose não for tratada?
O mal atinge qualquer faixa etária e, se não for tratado, coágulos podem se espalhar pelo organismo, causando até embolia pulmonar — o que impede a respiração e mata. Além de inchaço, a trombose venosa causa vermelhidão, dor e ardência nas pernas e nos pés.