:

O que é citologia de Atipias de significado indeterminado Bethesda lll?

Índice:

  1. O que é citologia de Atipias de significado indeterminado Bethesda lll?
  2. O que é Nodulo indeterminado na tireoide?
  3. O que significa lesão folicular na tireóide?
  4. O que é um tumor folicular?
  5. O que é padrão folicular?
  6. O que é um nódulo indeterminado?

O que é citologia de Atipias de significado indeterminado Bethesda lll?

A categoria atipia de significado indeterminado/lesão folicular de significado indeterminado (ASI/LFSI) da classificação de Bethesda para as citologias aspirativas de nódulos da tiroideia (CAAF) é reservada para as lesões que contenham células cuja arquitetura e/ou atipia nuclear não seja suficiente para serem ...

O que é Nodulo indeterminado na tireoide?

Algumas punções da tireoide não são facilmente classificadas como categoria benigna, suspeita ou maligna. Tais casos representam uma minoria de PAAFs da tireóide, e no Sistema Bethesda são relatados como “atipias de significado indeterminado” (ASI) ou “lesão folicular de significado indeterminado”.

O que significa lesão folicular na tireóide?

A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.

O que é um tumor folicular?

Adenoma Folicular Trata-se de um tumor benigno encapsulado formado por células foliculares. É o tumor de tireóide mais comum, encontrado em 4%-20% das glândulas em autópsias.

O que é padrão folicular?

Assim, quando se fala de uma citologia com “padrão folicular”, o clínico deve ter em mente que tal diagnóstico não é conclusivo. Imunocitoquímica pode aumentar a especificidade da citologia. A calcitonina é específica do carcinoma medular de tireóide, derivado das células parafoliculares C.

O que é um nódulo indeterminado?

A definição clássica de nódulo pulmonar solitário indeterminado, lesão possivelmente maligna, refere-se a nódulos pulmonares que não preencham critérios radiológicos típicos de benignidade(3).