Qual a diferença entre pH e pKa?
Índice:
- Qual a diferença entre pH e pKa?
- Como calcular OPOH?
- Qual a função do pH 7?
- Quais são os valores de pH de uma substância?
- Quais são os valores da escala de pH?
- Como são aplicadas as fórmulas para cálculo do Poh?
Qual a diferença entre pH e pKa?
O cálculo do pH de uma solução-tampão utiliza a concentração molar do sal juntamente com o colog da constante de ionização do ácido ou da base. ... Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka].
Como calcular OPOH?
- 10-pOH = [OH-] Esse cálculo quase sempre depende do valor da concentração de OH-, mas saber qual é o pH (potencial hidrogeniônico, ou seja, quantidade de cátions H+) também pode ser útil.
- 10-pH = [H+] ...
- 10-pOH = [OH-]
Qual a função do pH 7?
- Essa escala possui a mesma função que o pH, embora seja menos utilizada. O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução. Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura).
Quais são os valores de pH de uma substância?
- Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.
Quais são os valores da escala de pH?
- Os valores de 0 a 14 da escala de pH podem ser medidos precisamente por meio de um equipamento chamado pHmetro (também chamado de peagômetro). Porém, em muitos casos, são utilizados também indicadores ácido-base, ou seja, substâncias que mudam de cor de acordo com o pH da solução.
Como são aplicadas as fórmulas para cálculo do Poh?
- Entenda como são aplicadas as fórmulas para o cálculo do pOH de uma solução. Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, mais rapidamente ocorre a reação química. Estudo do conceito de energia de ativação em cinética química, condição indispensável para a formação do complexo ativado e ocorrência da reação.