:

Qual a diferença entre pH e pKa?

Índice:

  1. Qual a diferença entre pH e pKa?
  2. Como calcular OPOH?
  3. Qual a função do pH 7?
  4. Quais são os valores de pH de uma substância?
  5. Quais são os valores da escala de pH?
  6. Como são aplicadas as fórmulas para cálculo do Poh?

Qual a diferença entre pH e pKa?

O cálculo do pH de uma solução-tampão utiliza a concentração molar do sal juntamente com o colog da constante de ionização do ácido ou da base. ... Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka].

Como calcular OPOH?

  1. 10-pOH = [OH-] Esse cálculo quase sempre depende do valor da concentração de OH-, mas saber qual é o pH (potencial hidrogeniônico, ou seja, quantidade de cátions H+) também pode ser útil.
  2. 10-pH = [H+] ...
  3. 10-pOH = [OH-]

Qual a função do pH 7?

  • Essa escala possui a mesma função que o pH, embora seja menos utilizada. O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução. Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura).

Quais são os valores de pH de uma substância?

  • Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.

Quais são os valores da escala de pH?

  • Os valores de 0 a 14 da escala de pH podem ser medidos precisamente por meio de um equipamento chamado pHmetro (também chamado de peagômetro). Porém, em muitos casos, são utilizados também indicadores ácido-base, ou seja, substâncias que mudam de cor de acordo com o pH da solução.

Como são aplicadas as fórmulas para cálculo do Poh?

  • Entenda como são aplicadas as fórmulas para o cálculo do pOH de uma solução. Quanto maior a superfície de contato entre os reagentes, mais rapidamente ocorre a reação química. Estudo do conceito de energia de ativação em cinética química, condição indispensável para a formação do complexo ativado e ocorrência da reação.