:

O que é artroplastia no quadril?

Índice:

  1. O que é artroplastia no quadril?
  2. Qual a indicação da artroplastia total de quadril?
  3. Como é feita a cirurgia de artroplastia de quadril?
  4. O que causa a artroplastia de quadril?
  5. Quais movimentos devem ser evitados na artroplastia de quadril?
  6. Quando se indica a artroplastia?
  7. Não é indicação para artroplastia total de quadril?
  8. Quais os riscos da cirurgia de prótese de quadril?
  9. Como saber se a prótese de quadril deslocou?
  10. Quais os cuidados com a prótese de quadril?
  11. Quais são os riscos da Artroplastia de quadril?
  12. Como realizar a artroplastia total de quadril?
  13. Quais são as complicações da artroplastia?
  14. Qual a causa de uma lesão no quadril?

O que é artroplastia no quadril?

Na artroplastia total de quadril (também chamada de prótese total do quadril), o osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos. A cabeça do fêmur lesionada é retirada e substituída por uma haste metálica, que é colocada no centro oco do fêmur.

Qual a indicação da artroplastia total de quadril?

A principal indicação clinica da artroplastia total de quadril é a dor. Pacientes com disfunção e diminuição da mobilidade articular, crepitação ou instabilidade entretanto sem dor, não são bons candidatos para cirurgia. Um dado muito importante no pré-operatório é a dismetria entre os membros inferiores do paciente.

Como é feita a cirurgia de artroplastia de quadril?

A artroplastia de quadril é feita sob anestesia no centro cirúrgico, que pode ser um bloqueio regional ou anestesia geral. O médico cirurgião faz um corte na parte da frente da coxa, parte posterior ou na lateral da coxa, dependendo da sua escolha, e retira as partes desgastadas pela artrose e coloca a prótese.

O que causa a artroplastia de quadril?

A Artrose primária é a principal causa para o procedimento de Artroplastia de Quadril mas outras patologias podem evoluir para isso, como a osteonecrose da cabeça femoral, artrites inflamatórias, sequela de fraturas do acetábulo e do fêmur proximal, dentre outras patologias.

Quais movimentos devem ser evitados na artroplastia de quadril?

Cuidados para não deslocar a prótese de quadril

  • Não cruzar as pernas;
  • Não dobrar a perna operada mais do que 90º;
  • Não girar a perna com a prótese para dentro ou para fora;
  • Não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese;
  • Manter a perna com a prótese esticada, sempre que possível.

Quando se indica a artroplastia?

Indicações do procedimento A principal indicação da realização desse tipo de cirurgia (Prótese de Quadril) é a osteoartrose (desgaste) da articulação do joelho. Essa doença cursa com dor e incapacidade funcional (dificuldade de movimentar e para andar).

Não é indicação para artroplastia total de quadril?

Existe algum tipo de paciente para o qual não pode ser recomendada uma Prótese total de quadril? De modo geral, a única contra indicação absoluta é infecção no local onde será a cirurgia ou algum problema clínico grave.

Quais os riscos da cirurgia de prótese de quadril?

Risco de coágulos Como todo procedimento cirúrgico, porém, a prótese de quadril traz riscos. Um deles é a formação de coágulos, que, se viajarem pela corrente sanguínea e chegarem aos pulmões, podem provocar embolia e matar. Outras complicações possíveis são infecções e danos a nervos e artérias.

Como saber se a prótese de quadril deslocou?

Quais os sintomas da luxação da prótese de quadril?

  1. Dor na virilha: a dor da luxação da prótese costuma ser muito intensa e localizada na região da virilha ou na região glútea.
  2. Encurtamento do membro: outro sinal bem comum é encurtamento do membro que ocorre pela tração do fêmur pela musculatura glútea.

Quais os cuidados com a prótese de quadril?

Cuidados para não deslocar a prótese de quadril

  1. Não cruzar as pernas;
  2. Não dobrar a perna operada mais do que 90º;
  3. Não girar a perna com a prótese para dentro ou para fora;
  4. Não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese;
  5. Manter a perna com a prótese esticada, sempre que possível.

Quais são os riscos da Artroplastia de quadril?

  • Além disso, o cirurgião ortopédico explicará os possíveis riscos e complicações relacionados à artroplastia de quadril, incluindo os relacionados à cirurgia em si e os que podem ocorrer depois da cirurgia, com o passar do tempo. Não deixe de perguntar ao médico qualquer coisa que não entender.

Como realizar a artroplastia total de quadril?

  • As informações do presente documento ajudarão a compreender os benefícios e as limitações da artroplastia total de quadril, tanto se você estiver começando a explorar as opções de tratamento, como se já tiver decidido realizar a artroplastia de quadril.

Quais são as complicações da artroplastia?

  • As complicações da artroplastia são raras, especialmente quando o paciente segue as orientações e os cuidados adequados no pós-operatório da cirurgia. No entanto, algumas complicações podem ser: Fratura óssea.

Qual a causa de uma lesão no quadril?

  • Uma lesão no quadril, como um deslocamento ou uma fratura, pode limitar a irrigação sanguínea da cabeça do fêmur. Esse quadro é chamado de necrose avascular (também chamada comumente de "osteonecrose"). A falta de sangue pode causar o colapso da superfície do osso, resultando em artrite.