:

O que quer dizer artéria umbilical única?

Índice:

  1. O que quer dizer artéria umbilical única?
  2. O que causa artéria umbilical única?
  3. Quais os riscos de artéria umbilical única?
  4. O que é anomalia AUU?
  5. Qual a função da artéria umbilical?
  6. Quando aparece o cordão umbilical?
  7. Qual a diferença entre uma artéria e uma veia umbilical?
  8. Como ocorre a detecção de uma artéria umbilical única?
  9. Por que a artéria umbilical é multifatorial?
  10. Qual o prognóstico da artéria umbilical?

O que quer dizer artéria umbilical única?

As artérias conduzem o sangue não oxigenado do feto para a placenta e a veia transporta o sangue oxigenado na placenta para a circulação fetal. A artéria umbilical única (AUU) é uma condição anormal do cordão umbilical em que uma artéria está ausente por agenesia primária ou atrofia secundária.

O que causa artéria umbilical única?

A origem deste problema ainda não é completamente conhecida e é provavelmente multifatorial, resultante tanto da agenesia (não formação) ou atrofia (formação com posterior desaparecimento) da segunda artéria umbilical ou da persistência da normalmente transitória AUU embrionária.

Quais os riscos de artéria umbilical única?

Vários estudos têm mostrado que a ocorrência de artéria umbilical única, isolada, apresenta um bom prognóstico, com discreta redução no peso de nascimento, idade de nascimento e índices de Apgar, e sem afetar o bem-estar do recém-nato, que apresenta um risco um pouco aumentado para malformações menores do trato ...

O que é anomalia AUU?

Essa anomalia acontece quando o cordão que liga o feto à placenta conta com apenas dois vasos ao invés de três. Saiba mais! Por volta da quarta semana de gestação, o cordão umbilical começa a se formar. Duas semanas depois, já é possível identificá-lo.

Qual a função da artéria umbilical?

As artérias do cordão umbilical apresentam como função levar sangue rico em gás carbônico do feto para a placenta, e a veia umbilical garante que sangue rico em oxigênio seja levado para o feto.

Quando aparece o cordão umbilical?

As vilosidades também dão origem ao cordão umbilical, fazendo a comunicação com o embrião que se desenvolve. Todo esse processo estará completo por volta da quinta semana de gestação.

Qual a diferença entre uma artéria e uma veia umbilical?

  • No cordão umbilical normal existem duas artérias e uma veia. No entanto, uma única artéria umbilical e uma veia umbilical está entre os achados mais comuns.

Como ocorre a detecção de uma artéria umbilical única?

  • A detecção de uma artéria umbilical única geralmente ocorre durante exames ultra-sonográficos de rotina, em gestantes sem fatores de risco e que agora passam a necessitar de um acompanhamento mais detalhado por profissionais mais experientes em patologias fetais.

Por que a artéria umbilical é multifatorial?

  • Provavelmente é multifatorial, resultante tanto da agenesia (não formação) ou atrofia (formação com posterior desaparecimento) da segunda artéria umbilical ou da persistência da normalmente transitória AUU embrionária. Artéria Umbilical Única (AUU) visto ao ultrassom, em comparação com o cordão normal. É comum a artéria umbilical única?

Qual o prognóstico da artéria umbilical?

  • Vários estudos têm mostrado que a ocorrência de artéria umbilical única, isolada, apresenta um bom prognóstico, com discreta redução no peso de nascimento, idade de nascimento e índices de Apgar, e sem afetar o bem-estar do recém-nato, que apresenta um risco um pouco aumentado para malformações menores do trato genitourinário, como um rim ectópico.