O que diz o artigo 487 inciso 1?
Índice:
- O que diz o artigo 487 inciso 1?
- O que significa artigo 487 inciso 3?
- O que significa artigo 487 do CPC?
- O que quer dizer com resolução do mérito?
- E caso de extinção do processo com resolução do mérito?
- Quando o juiz não resolverá o mérito?
- O que fazer quando um processo é extinto?
- O que é uma decisão de mérito?
- Faz coisa julgada material As sentenças proferidas na forma dos arts 485 e 487 do CPC?
- Quando o juiz acolhe a prescrição?
O que diz o artigo 487 inciso 1?
- Haverá resolução de mérito quando o juiz: I - acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção; II - decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência ou prescrição; ... c) a renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção.
O que significa artigo 487 inciso 3?
O juiz não pode decidir, em grau algum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício.
O que significa artigo 487 do CPC?
487. Haverá resolução de mérito quando o juiz: I – acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção; ... c) a renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção.
O que quer dizer com resolução do mérito?
A extinção do processo com resolução do mérito é aquela que decide todas as questões trazidas no processo através de uma sentença. Ex.: o reclamante pede horas extras e o juiz decide se ele tem direito ou não às horas pleiteadas.
E caso de extinção do processo com resolução do mérito?
Segundo o artigo 487, Novo CPC, são as hipóteses de extinção do processo com resolução de mérito: acolhimento ou rejeição dos pedidos da ação ou reconvenção; decadência ou prescrição, declaradas de ofício ou a requerimento das partes; ... renúncia à pretensão da ação ou da reconvenção.
Quando o juiz não resolverá o mérito?
O art 485 do Novo CPC elenca as situações em que o Juiz não resolverá o mérito. Entre as hipóteses estão o indeferimento da petição inicial, a parada do curso do processo, a ausência de legitimidade ou de interesse processual, a morte da parte, e outras previsões legais.
O que fazer quando um processo é extinto?
Caso o seu processo tenha sido julgado extinto, o primeiro passo a se fazer é entrar em contato com seu advogado para que ele explique o motivo da extinção e lhe explique os próximos passos, se haverá o cumprimento da sentença, recurso ou mesmo um novo processo no futuro.
O que é uma decisão de mérito?
Sentença de mérito analisa e decide o cerne da questão, ou seja, o objeto efetivo da ação judicial. Difere das decisões processuais, também chamadas de “interlocutórias”, que decidem aspectos do procedimento judicial, mas não entram no objeto do conflito.
Faz coisa julgada material As sentenças proferidas na forma dos arts 485 e 487 do CPC?
485 ou 487, incisos e parágrafos, do novo CPC, e que poderá ou não extinguir o processo. Embora o art. ... 502 do CPC de 2015, denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso; o CPC de 1973, por sua vez, definia, no art.
Quando o juiz acolhe a prescrição?
219 CPC, o juiz pode reconhecer a prescrição, mesmo sem provocação da parte interessada, em qualquer grau de jurisdição – e para que não pairem dúvidas e eventuais conflitos aparentes entre as normas do Código Civil e do Código de Processo Civil, a Lei nº 11.280/2006 revogou expressamente o art.