O que é indução enzimática e qual a sua importância clínica?
Índice:
- O que é indução enzimática e qual a sua importância clínica?
- O que difere o fenômeno de indução e inibição enzimática?
- O que é um indutor Enzimatico?
- O que é cyp3a?
- O que é a Admê?
- O que é Metabolizaçao?
- Quais as consequências da indução enzimática?
- Para que serve o citocromo P450?
- Qual é a função da enzima citocromo P450?
- São exemplos de fármacos indutores enzimáticos?
- Por que a atividade enzimática é diminuída?
- Qual a especificidade das enzimas?
- Por que a inibição enzimática diminui a velocidade de produção dos metabólitos?
- Qual a estabilidade da inibição enzimática?
O que é indução enzimática e qual a sua importância clínica?
Indução enzimática - é uma elevação dos níveis de enzimas (como o complexo Citocromo P450) ou da velocidade dos processos enzimáticos, resultantes em um metabolismo acelerado do fármaco. Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas.
O que difere o fenômeno de indução e inibição enzimática?
Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância. - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.
O que é um indutor Enzimatico?
Indução enzimática é o aumento de produção de enzimas, geralmente ocasionado pela administração de fármacos, tais como o fenobarbital.
O que é cyp3a?
Citocromo P450 3A4 (abreviado CYP3A4), é uma das enzimas mais importantes dos mamíferos, pois oxida medicamentos, toxinas, alimentos e xenobióticos, geralmente inativando-as e tornando-as mais fáceis de serem eliminadas.
O que é a Admê?
A fase farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME), ou seja, "o que o organismo faz com o fármaco".
O que é Metabolizaçao?
Significado de Metabolização substantivo feminino Transformação de uma substância noutra durante o metabolismo. Etimologia (origem da palavra metabolização).
Quais as consequências da indução enzimática?
A indução enzimática: Aumenta a depuração hepática da droga; Diminui a meia-vida sérica da droga; Diminui as concentrações séricas da droga livre e total; Diminui os efeitos farmacológicos se os metabólitos forem inativos.
Para que serve o citocromo P450?
As enzimas do citocromo (CYP) P450 são uma superfamília da proteína envolvida na síntese e no metabolismo das drogas, toxinas e componentes celulares normais. A família da CYP das enzimas foi identificada em muitos organismos, incluindo animais, plantas, bactérias, e mesmo em alguns vírus.
Qual é a função da enzima citocromo P450?
Os citocromos P450 são heme-proteínas envolvidas nas biotransformações de vários compostos de origem endógena e exógena. Biologicamente estas enzimas promovem a modificação química de várias moléculas exógenas lipofílicas, que após isso se tornam mais solúveis e de fácil excreção pelo organismo humano.
São exemplos de fármacos indutores enzimáticos?
Alguns fármacos podem agir como indutores enzimáticos e por isso podem diminuir a ação de outros fármacos. São exemplos de fármacos indutores enzimáticos:
- Carbamazepina, rifampicina e fenitoína.
- Carbamazepina, rifampicina e omeprazol.
- Omeprazol, fenitoína e verapamil.
- Verapamil, fluconazol e fluoxetina.
Por que a atividade enzimática é diminuída?
- A atividade enzimática pode ser "aumentada" ou "diminuída" por moléculas ativadoras e inibidoras que se ligam especificamente às enzimas. Cofatores.
Qual a especificidade das enzimas?
- O primeiro modelo (chave-fechadura) surgiu para explicar a alta especificidade das enzimas em relação aos substratos nomeadamente a sua interação com apenas um dos enantiómero. O segundo modelo (encaixe induzido) surgiu da necessidade de explicar certos casos de inibição competitiva (ver Capítulo 6.1).
Por que a inibição enzimática diminui a velocidade de produção dos metabólitos?
- A inibição enzimática diminui a velocidade de produção de metabólitos enquanto a indução enzimática aumenta a velocidade de produção dos metabólitos.
Qual a estabilidade da inibição enzimática?
- De acordo coma estabilidade da ligação entre o inibidor e a enzima, a inibição enzimática pode ser de dois tipos: reversível e irreversível. Na inibição reversível, as moléculas do inibidor e as moléculas da enzima se unem por ligações não covalentes, que, por serem mais instáveis, podem ser rompidas, fazendo com que a enzima ...