:

O que você sabe sobre raios e trovões?

Índice:

  1. O que você sabe sobre raios e trovões?
  2. Como são formados os relâmpagos e os trovões?
  3. O que é trovão ou relâmpago?
  4. Por que o raio gera relâmpago?
  5. Qual a diferença entre raios e trovões?
  6. Como ocorre o relâmpago e o trovão?
  7. Por que isso tem a ver com os raios?

O que você sabe sobre raios e trovões?

Raios e trovões: são duas coisas diferentes. Raios são uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo (ou entre uma nuvem e outra), em decorrência de sua polarização, que ocorre após ou antes uma tempestade. ... Como eles se movem muito rápido, também se aquecem, gerando barulho, no caso, o trovão.

Como são formados os relâmpagos e os trovões?

Os raios e relâmpagos são descargas elétricas formadas no interior de grandes nuvens, as cumulonimbus, a partir de cargas elétricas geradas pelo choque de partículas de gelo que estão dentro das nuvens. Quando há uma determinada quantidade destas cargas, uma faísca dá início ao relâmpago.

O que é trovão ou relâmpago?

A velocidade da luz é maior que a do som, por isso vemos primeiro o raio, também chamado de relâmpago. Alguns segundos depois, escutamos um barulho, quer dizer, o trovão.

Por que o raio gera relâmpago?

  • Ele é consequentemente gerado por uma forte descarga elétrica que se estabelece entre as nuvens e o solo terrestre. O raio gera uma corrente elétrica de grande intensidade que ioniza o ar ao longo do caminho, produzindo o relâmpago. O ar em torno dessa corrente se aquece rapidamente a uma temperatura de até 27.000 ºC.

Qual a diferença entre raios e trovões?

  • Primeiramente, vamos esclarecer a diferença entre esses três fenômenos: Os raios são grandes descargas elétricas que ocorrem entre uma nuvem e o solo, entre nuvens ou até mesmo dentro de uma mesma nuvem. Chamamos de trovões os sons gerados por essas descargas elétricas.

Como ocorre o relâmpago e o trovão?

  • Relâmpago e trovão são os nomes dados, respectivamente, à luz e ao som dos raios. O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o

Por que isso tem a ver com os raios?

  • Tá, mas o que isso tudo tem a ver com os raios? Bom, da mesma forma que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Logo, as cargas negativas das nuvens tenderiam a se aproximar das cargas positivas da superfície terrestre. Porém, o ar não permite que isso ocorra.