Quais são os fatores de risco cardiovascular?
Índice:
- Quais são os fatores de risco cardiovascular?
- Como saber meu risco cardiovascular?
- O que é doença cardiovascular crônica?
- São fatores de risco para doenças cardiovasculares exceto?
- O que é o escore de risco global?
- O que é a estratificação de risco?
- Como avaliar o risco cardiovascular?
- Qual a classificação do risco cardiovascular?
- Qual o grau de risco cardíaco?
- Qual a base de fatores específicos de risco cardiovascular?
Quais são os fatores de risco cardiovascular?
Os fatores de risco cardiovascular podem ser classificados em não modificáveis, como: idade, sexo e hereditariedade e em modificáveis, como: obesidade, dislipidemias, diabetes, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, estresse e dieta inadequada6-8.
Como saber meu risco cardiovascular?
A intensidade das intervenções preventivas deve ser determinada pelo grau de risco cardiovascular estimado para cada indivíduo e não pelo valor de um determinado fator....AVALIAÇÃO CLÍNICO-LABORATORIAL.
Categoria | Evento cardiovascular maior (ECV) |
---|---|
Baixo | 20%/ 10 anos |
O que é doença cardiovascular crônica?
Ocorre quando existe redução ou interrupção da circulação de sangue em uma, ou mais artérias do coração, conhecidas como coronárias. Neste sentido, o maior problema é que o quadro pode evoluir sem a presença de sintomas, passando por casos com dor torácica e até infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco.
São fatores de risco para doenças cardiovasculares exceto?
Os fatores de riscos considerados alto risco cardiovascular são, EXCETO:
- Diabetes mellitus.
- Hipertensão arterial sistêmica.
- História prévia de acidente vascular cerebral.
- História prévia de infarto agudo do miocárdio.
O que é o escore de risco global?
c) O Escore de Risco Global estima o risco de infarto não fatal, morte por doença arterial coronária, AVE fatal e não fatal, insuficiência vascular periférica ou insuficiência cardíaca em 10 anos, sendo utilizado a partir dos 40 anos.
O que é a estratificação de risco?
Estratificar é reconhecer os diferentes graus de riscos de cada pessoa com determinado agravo (Ministério da Saúde, 2014).
Como avaliar o risco cardiovascular?
- Homens com idade superior a 45 anos e mulheres com mais de 55 anos requerem exames laboratoriais para estimar mais precisamente o risco cardiovascular. Indivíduos mais jovens que já apresentam um ou mais fatores de risco devem passar para a avaliação clínico-laboratorial subseqüente.
Qual a classificação do risco cardiovascular?
- Risco Cardiovascular – Classificação A intensidade das intervenções preventivas deve ser determinada pelo grau de risco cardiovascular estimado para cada indivíduo e não pelo valor de um determinado fator.
Qual o grau de risco cardíaco?
- A probabilidade é expressa em termos de grau de risco: pequeno, moderado e alto. O que é incluído na avaliação de risco cardíaco? Talvez os indicadores mais importantes de risco cardíaco sejam os dados pessoais de saúde.
Qual a base de fatores específicos de risco cardiovascular?
- A base conceitual de fatores específicos de risco cardiovascular passou a existir formalmente a partir da década de 1960, com a publicação inicial dos dados do estudo de Framingham. Do ponto de vista epidemiológico, fator de risco se aplica a um parâmetro que pode predizer o risco de um evento cardiovascular futuro.