O que é alterações citológicas?
Índice:
- O que é alterações citológicas?
- O que quer dizer alterações inflamatórias?
- O que significa de Esfregaco?
- Quais são as características citológicas relacionadas à inflamação?
- Qual a função da citologia?
- Qual a faixa etária da citologia?
- Quais são os limites do citoplasma?
O que é alterações citológicas?
Qual a diferença de citologia e colposcopia? Citologia é a observação pelo médico patologista das células raspadas do colo uterino, ao microscópico que detectará as alterações correspondentes ao processo inflamatório, pré-neoplásico ou neoplásico, permitindo prevenção precoce do câncer do colo uterino.
O que quer dizer alterações inflamatórias?
A inflamação é o conjunto dos fenômenos de reação a qualquer agressão tissular, seja bacteriana, viral, parasitária, pós-traumática, química ou física. A susceptibilidade do trato genital feminino à inflamação varia com a idade e a localização anatômica.
O que significa de Esfregaco?
substantivo masculino [Medicina] Leve camada de matéria orgânica colocada sobre lâmina de vidro para ser examinada ao microscópio.
Quais são as características citológicas relacionadas à inflamação?
- As características citológicas relacionadas à inflamação são: Tipo e intensidade do exsudato: Representado sob o predomínio de leucócitos polimorfonucleares neutrófilos e piócitos nos processos inflamatórios agudos. Em processos inflamatórios crônicos é constante os linfócitos, plasmócitos e histiócitos.
Qual a função da citologia?
- Presença eventual do fator causal. A citologia tem papel importante no reconhecimento das lesões inflamatórias do trato genital; ela permite avaliar a intensidade da reação inflamatória, acompanhar sua evolução e, em certos casos, determinar a natureza do agente causal.
Qual a faixa etária da citologia?
- Segundo o INCA (instituto Nacional do Câncer), o exame deve ser ofertado às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos ou àquelas que já possuem atividade sexual (BRASIL, 2011). A citologia favorece o reconhecimento e a avaliação da intensidade dos processos inflamatórios no trato genital e, em certos casos, estabelece a natureza do agente causal.
Quais são os limites do citoplasma?
- "No citoplasma incluem vacuolização, halos perinucleares, anfofilia, pseudoeosinofilia, limites citoplasmáticos mal definidos, entre outros" (LIMA, 2012).