O que foi a desintegração Gentilica?
Índice:
- O que foi a desintegração Gentilica?
- Como ocorreu a desintegração das comunidades Gentílicas?
- O que é uma comunidade Gentilica?
- Por que as comunidades dos genos começaram a ter problemas?
- O que que é gentílico?
- O que foi a primeira diáspora e como se organizava o sistema gentílico?
- Qual era a função das comunidades Gentílicas?
- Quem era o pater nas comunidades Gentílicas?
- Por que o genos se desintegrou e qual a consequência disto?
- Por que a partir do século VIII ac as comunidades Gentílicas começaram a se desintegrar?
O que foi a desintegração Gentilica?
A desintegração das comunidades gentílicas agravou esse processo de diferenciação entre as classes sociais. Por um lado, temos uma parcela de privilegiados que mantinha o controle das melhores propriedades, monopolizavam as armas e conduziam as festividades religiosas.
Como ocorreu a desintegração das comunidades Gentílicas?
Em vista disso, houve a desintegração das comunidades gentílicas: seus membros, liderados pelo pater de sua submissão, resolveram partilhar as terras coletivas. Os paires favoreceram seus parentes mais próximos, que passaram a ser chamados eupátridas (bem-nascidos), permitindo-lhes ficar com as melhores terras.
O que é uma comunidade Gentilica?
Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas. ... O trabalho nos genos era exercido coletivamente.
Por que as comunidades dos genos começaram a ter problemas?
Basicamente, os genos eram comunidades familiares, lideradas por patriarcas, com propriedade coletiva das terras. Com o grande crescimento populacional, o comércio expandiu, mas começaram os problemas com a escassez de terras. O declínio da agricultura coletiva deu espaço a propriedade privada da terra.
O que que é gentílico?
[ Gramática ] Que indica a naturalidade ou a nacionalidade. 3. [ Gramática ] Nome designativo da ligação de alguém relativamente ao lugar (país, região, estado, cidade) onde nasceu, habita ou ao qual pertence (ex.: portuense é o gentílico dos naturais da cidade do Porto).
O que foi a primeira diáspora e como se organizava o sistema gentílico?
A primeira diáspora grega foi um processo migratório, ocorrida por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.
Qual era a função das comunidades Gentílicas?
A sociedade gentílica tinha a vida norteada pela crença na religião doméstica e pelo poder paterno que a representava, e pela necessidade de manutenção da coletividade imposta pela tradição familiar, para a sobrevivência da comunidade.
Quem era o pater nas comunidades Gentílicas?
No período das comunidades gentílicas, grupos de pessoas, eram famílias constituídas por um grande número de pessoas, que se estabeleceram na Grécia, eram chamados de Genos. Tinham o patriarca, ou pater como líder dessa organização hierárquica.
Por que o genos se desintegrou e qual a consequência disto?
Com o passar dos tempos, os genos começaram a se desintegrar. Isso ocorreu pelo fato de haver um crescimento da população, que não foi acompanhado pelo aumento da produção e ampliação de terras.
Por que a partir do século VIII ac as comunidades Gentílicas começaram a se desintegrar?
Resposta: por volta do século VIII a.C., iniciou-se o processo de desintegração dos genos, evoluindo mais rapidamente em algumas regiões do que em outras. Diversos fatores contribuíram para a dissolução dos genos no final dos tempos homéricos, entre eles o crescimento populacional e o aumento do consumo.