:

O que pode substituir o Porém?

Índice:

  1. O que pode substituir o Porém?
  2. O que significa a conjunção Porém?
  3. Como se usar a palavra porém?
  4. O que pode substituir mais?
  5. Qual porque pode substituir a palavra pois em uma frase?
  6. Quando se usa a palavra porém?
  7. Qual o papel do porém?
  8. Quando posso usar o Porém?
  9. Quando e onde devemos usa a palavra porém?
  10. Porque a palavra porém recebe acento?

O que pode substituir o Porém?

Contudo; mas; não obstante; todavia. Confrontar: porem.

O que significa a conjunção Porém?

Significado de Porém [Gramática] Conjunção que inicia ou encerra uma oração ou período expressando uma oposição ou restrição em relação ao que foi dito.

Como se usar a palavra porém?

O uso do “Porém” O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos com porém: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.

O que pode substituir mais?

Sinônimo de mais

  • em maior quantidade, em maior número, com maior intensidade. ...
  • em grau superior, em maior grau. ...
  • acima de, maior, além de, superior a. ...
  • com, na companhia de, em companhia de, junto com, junto a, juntamente com, acompanhado por. ...
  • outra vez, de novo, novamente, uma vez mais, mais uma vez.

Qual porque pode substituir a palavra pois em uma frase?

1 porque, visto que, uma vez que, que, dado que, pois que, já que, em razão de, porquanto. Exemplo: Não esperem por mim, pois chegarei tarde. Portanto: 2 portanto, por isso, por conseguinte, logo, assim sendo, à vista disso, dessa forma, dessa maneira, desse modo, dessarte, destarte.

Quando se usa a palavra porém?

Porem: palavra paroxítona, na forma flexionada do verbo pôr no infinitivo pessoal em 3ª pessoa do plural (para eles/elas/vocês porem). Porém: vocábulo oxítono que integra a classe de palavras “Conjunção”. Ou seja, palavras como essa são invariáveis e servem para unir duas orações ou termos de igual função sintática.

Qual o papel do porém?

⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Exemplo: Ela gosta de comer guloseimas, mas precisa emagrecer.

Quando posso usar o Porém?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Quando e onde devemos usa a palavra porém?

Essas expressões sinônimas equivalem a “porém” e “todavia” e estabelecem relação de oposição ou contraste entre ideias. Gramaticalmente, são denominadas conjunções adversativas. Exs: O colaborador esteve presente à reunião, no entanto/entretanto não emitiu nenhuma opinião nas discussões.

Porque a palavra porém recebe acento?

Se “porém” não é um verbo flexionado, e sim uma conjunção, logo, tem acento. Além disso, se ficar alguma dúvida, lembre-se de que todas as palavras (independentemente da classe) que forem oxítonas e terminarem com “em” levam acento agudo ou circunflexo.