O que quer dizer amostra satisfatória?
Índice:
- O que quer dizer amostra satisfatória?
- Qual a desvantagem do exame citopatológico?
- Que tipo de exame detecta o HPV?
- Quais são as complicações de uma amostra satisfatória?
- Qual a amostra adequada para o propósito destas diretrizes?
- Por que a amostra é insatisfatória?
- Qual a qualidade da amostra?
O que quer dizer amostra satisfatória?
Amostra satisfatória para avaliação: designa amostra que apresente células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica.
Qual a desvantagem do exame citopatológico?
O exame citológico apresenta como principais vantagens o baixo custo, rápida execução e diagnóstico rápido. Como principal desvantagem, a obtenção de amostra pouco representativa que pode levar ao diagnóstico inconclusivo.
Que tipo de exame detecta o HPV?
O diagnóstico do condiloma acuminado é clínico e pode ser confirmado por biópsia. Entre as técnicas utilizadas para o diagnóstico das lesões anogenitais induzidas por HPV, recomendam-se os seguintes exames: Colpocitologia oncótica de colo uterino; Citologia oncótica anal; Colposcopia; Anuscopia e Histopatologia(1).
Quais são as complicações de uma amostra satisfatória?
- Nestes casos, o profissional não terá complicações no seguimento da paciente. Diante de uma amostra satisfatória, deve-se prosseguir para o resultado da análise.
Qual a amostra adequada para o propósito destas diretrizes?
- Para os propósitos destas diretrizes [ABC3],uma amostra adequada em base líquida como aquela que contenha um nível mínimo de celularidade para englobar uma taxa de detecção de anormalidades escamosas equivalentes a aquela oferecida pelos esfregaços convencionais” .
Por que a amostra é insatisfatória?
- Quantidade moderada de sangue ou células inflamatórias obscurecendo parte do esfregaço. Uma amostra é considerada insatisfatória pelas seguintes razões: Sangue, células inflamatórias, lubrificante, grupamentos espessos de células, artefatos de dessecamento ou células mal fixadas impedindo uma interpretação acurada da amostra.
Qual a qualidade da amostra?
- Informações quanto à qualidade da amostra (tipos celulares), presença ou ausência de células da ZT ou obscurecimento parcial por exudado não são informados pelo laudo citológico. Adoção do critério de escrutínio de 3-5 anos após o exame anual.