:

Que plano deveríamos adotar para o descarte de resíduos sólidos?

Índice:

  1. Que plano deveríamos adotar para o descarte de resíduos sólidos?
  2. Como a Política Nacional de Resíduos Sólidos define a gestão integrada de resíduos sólidos?
  3. Por que a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil é um dos maiores problemas enfrentados pelo poder público?
  4. Qual o meu papel na redução dos possíveis impactos causados pelo não tratamento dos resíduos sólidos urbanos?
  5. Qual é o papel do governo e do cidadão comum no tratamento adequado dos resíduos sólidos?
  6. Como referenciar o Plano Nacional de resíduos sólidos?
  7. Como funciona a Política Nacional de Resíduos Sólidos?
  8. Quais os principais problemas enfrentados pelos municípios de pequeno porte para o adequado gerenciamento dos resíduos urbanos?
  9. Quais foram e ou são os fatores que causaram e ou causam agravamento de problemas associados ao gerenciamento dos resíduos sólidos?
  10. Qual o modelo de gestão de resíduos sólidos no Brasil?
  11. Quais são as leis sobre resíduos sólidos?
  12. Qual a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos?
  13. Qual a classificação dos resíduos sólidos?

Que plano deveríamos adotar para o descarte de resíduos sólidos?

A lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, prevê a elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sendo o seu processo de construção descrito no Decreto no. 7.404/2010, que a regulamentou.

Como a Política Nacional de Resíduos Sólidos define a gestão integrada de resíduos sólidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) define a gestão integrada dos resíduos sólidos como o “conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do ...

Por que a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil é um dos maiores problemas enfrentados pelo poder público?

Os RSUs (Resíduos Sólidos Urbanos) são um dos maiores problemas enfrentados pelos órgãos de gestão pública do Brasil. Tal problemática iniciou-se com o crescimento das cidades, na mudança do estilo de vida da sociedade e do padrão de consumo, acarretando um aumento na geração e na diversidade de resíduos.

Qual o meu papel na redução dos possíveis impactos causados pelo não tratamento dos resíduos sólidos urbanos?

A incineração contribui para reduzir o volume de resíduos dispostos em aterros. Também, é um tipo de tratamento mais sustentável, pois durante a queima é possível gerar energia.

Qual é o papel do governo e do cidadão comum no tratamento adequado dos resíduos sólidos?

É de responsabilidade do poder público, a gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos tanto dos consumidores como dos geradores, se tornando responsáveis pelos seus atos perante a geração de resíduos na sociedade.

Como referenciar o Plano Nacional de resíduos sólidos?

BRASIL, Lei N° 12.305 de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Como funciona a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. O constante aumento do consumo nas cidades proporciona grande geração de resíduos sólidos urbanos.

Quais os principais problemas enfrentados pelos municípios de pequeno porte para o adequado gerenciamento dos resíduos urbanos?

Dentre os principais estão: a falta de opção tecnológica, características geográficas dos entorno das cidades e alto custo da implementação de projetos que visam o tratamento e destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos.

Quais foram e ou são os fatores que causaram e ou causam agravamento de problemas associados ao gerenciamento dos resíduos sólidos?

Processo de urbanização: a migração do campo para as cidades ocasiona a concentração populacional em centros urbanos, contribuindo para o agravamento dos problemas com resíduos devido ao aumento da produção de resíduos e a falta de locais adequados para sua disposição.

Qual o modelo de gestão de resíduos sólidos no Brasil?

  • Apesar de a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, ter sido promulgada há cinco anos, o modelo vigente de gestão de resíduos sólidos no Brasil ainda “é o que preza pelo aterramento dos resíduos sólidos e pelo desperdício de matéria-prima”, afirma Ednilson Viana à IHU On-Line.

Quais são as leis sobre resíduos sólidos?

  • Além de serem referência sobre resíduos sólidos pelas empresas é, também, para órgãos reguladores, prefeituras, dentre outras. É de acordo com estas leis que os órgãos reguladores atuam na fiscalização da coleta, transporte, armazenamento, descarte e destinação final dos resíduos sólidos.

Qual a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos?

  • A destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos é de extrema importância para as empresas tanto devido as obrigações legais, quanto para o mercado

Qual a classificação dos resíduos sólidos?

  • A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes). Neste artigo você saberá tudo que precisa saber sobre resíduos de Classe IIA e IIB. Confira! Veja abaixo o que abordaremos neste artigo: O que é classificação dos resíduos sólidos?