:

O que você entende por adequação curricular?

Índice:

  1. O que você entende por adequação curricular?
  2. Como deve ser o currículo na educação especial?
  3. Qual a importância da flexibilização curricular?
  4. O que é adequação pedagógica?
  5. O que são flexibilização e adaptação curricular?
  6. Como é o currículo inclusivo?
  7. Como deve ser o currículo inclusivo?
  8. O que são flexibilização curricular?
  9. O que é flexibilidade no currículo?
  10. Qual a adequação curricular?
  11. Qual a adequação curricular à diversificação curricular?
  12. Por que não usar a palavra “currículo” no currículo?
  13. Como entender o termo “currículo”?

O que você entende por adequação curricular?

A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo. ... Uma maior diversificação curricular, que contempla as variações do alunado, vincula-se diretamente a uma menor necessidade de adequações curriculares.

Como deve ser o currículo na educação especial?

Segundo os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.

Qual a importância da flexibilização curricular?

A flexibilidade curricular permite o envolvimento do estudante em atividades variadas. Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais e sociais.

O que é adequação pedagógica?

As adequações pedagógicas, pautadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, que trata do processo de concepção de um ambiente de aprendizagem universal, com a elaboração de uma adequação curricular, visa o desenvolvimento da diversidade de sujeitos presentes no “chão da escola”.

O que são flexibilização e adaptação curricular?

Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

Como é o currículo inclusivo?

Apresenta-se de objetivos, busca resultados de aprendizagem dentro do projeto pedagógico e planos de aulas. O Currículo Oculto não é formal, mas está presente na prática docente/discente. Não está no planejamento, mas é atuante nas práticas, nas ações, nos gestos. Está em todo contexto social e escolar.

Como deve ser o currículo inclusivo?

Um currículo fundamentado na perspectiva da inclusão precisa ser construído, de fato, pelo sistema educacional brasileiro, sendo necessário que a formação inicial e continuada caminhem para um adequado trabalho pedagógico que supere as práticas culturais e pedagógicas calcadas no preconceito e nas discriminações ...

O que são flexibilização curricular?

A flexibilização curricular e acadêmica é definida como uma “revisão do currículo proposto e seleção dos objetivos ou marcos de aprendizagem essenciais previstos para o calendário escolar de 2020-2021”, de acordo com parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O que é flexibilidade no currículo?

A flexibilidade curricular constitui uma prática de autonomia das escolas e dos professores na gestão do currículo em função das necessidades dos alunos e do património cultural que têm que adquirir.

Qual a adequação curricular?

  • A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo. Adaptar uma proposta curricular não é desprestigiá-la, empobrecê-la, nem torná-la fácil, mas, totalmente ao contrário, supõe um claro intento de articular o currículo ...

Qual a adequação curricular à diversificação curricular?

  • Das adequações curriculares à diversificação curricular. A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo.

Por que não usar a palavra “currículo” no currículo?

  • Talvez fosse melhor, portanto, confinar o uso da palavra “currículo” às actividades planejadas ou que resultem de alguma intencionalidade por parte dos professores e planejadores, tratando esses outros tipos de aprendizagem como resultados ocultos ou subprodutos do currículo, e não como parte do próprio currículo.

Como entender o termo “currículo”?

  • Teoria e Prática. São Paulo: Harbra. Pp. 03-07. Primeiro é preciso esclarecer o que devemos entender pelo termo “currículo”. O termo é usado com vários sentidos e várias definições têm sido apresentadas, de modo que é importante estabelecer no início o que queremos que por ele se entenda em todo o decorrer deste livro.