:

O que é a abordagem familiar?

Índice:

  1. O que é a abordagem familiar?
  2. Como deve ser a abordagem familiar?
  3. Quais são as ferramentas de abordagem familiar?
  4. Qual a ferramenta de abordagem familiar que divide a história da família?
  5. Qual a finalidade do Genograma como ferramenta de abordagem familiar?
  6. Como deve ser feita a abordagem familiar na equipe de saúde da família?
  7. Quais as dificuldades para a utilização das ferramentas de abordagem familiar?
  8. Qual a finalidade do genograma como ferramenta de abordagem familiar?
  9. O que significa a sigla APGAR familiar?
  10. Qual o objetivo de um Genograma?
  11. Qual a importância da abordagem familiar?
  12. Qual a abordagem familiar para pacientes disfuncionais?
  13. Qual a importância da conferência familiar?
  14. Qual é o ambiente familiar?

O que é a abordagem familiar?

A Abordagem Familiar é um dos princípios propostos por Starfield4 para a Atenção Primária à Saúde e remete ao conhecimento, pela equipe de saúde, dos membros da família e dos seus problemas de saúde.

Como deve ser a abordagem familiar?

Suas características básicas são: identificar a estrutura familiar e seu padrão de relação, mostrando as doenças que costumam ocorrer, a repetição dos padrões de relacionamento e os conflitos que permeiam o processo de adoecer.

Quais são as ferramentas de abordagem familiar?

Dentre as ferramentas de abordagem familiar em aten - ção primária à saúde, as mais utilizadas são: Geno gra - ma, Ecomapa, Ciclo de Vida Familiar, FIRO (Fun da - mental Interpersonal Relations Orientations) e PRACTI CE (Present Problem; Roles and Structure; Affect; Com mu - ni cation; Time in the family life cycle; ...

Qual a ferramenta de abordagem familiar que divide a história da família?

O Ciclo de vida familiar divide a história da família em estágios de desenvolvimento, onde se caracterizam papéis e tarefas específicas a cada um desses estágios.

Qual a finalidade do Genograma como ferramenta de abordagem familiar?

O GENOGRAMA identifica as relações e ligações dentro do sistema familiar enquanto o ECOMAPA identifica as relações e ligações da família com o meio em que vive.

Como deve ser feita a abordagem familiar na equipe de saúde da família?

A equipe deve também realizar uma análise crítica do que é possível fazer ou não, tendo em vista as necessidades familiares, o interesse da unidade estudada e a capacidade da equipe de trabalho intervir favoravelmente no processo de autoconhecimento e crescimento das famílias.

Quais as dificuldades para a utilização das ferramentas de abordagem familiar?

As dificuldades encontradas na utilização das ferramentas com a família em questão foram o preenchimento dos dados de identificação e a elaboração do genograma dentro da conferência familiar, considerando, também, a não experiência na utilização dessa ferramenta por parte das pesquisadoras e pesquisados.

Qual a finalidade do genograma como ferramenta de abordagem familiar?

O GENOGRAMA identifica as relações e ligações dentro do sistema familiar enquanto o ECOMAPA identifica as relações e ligações da família com o meio em que vive.

O que significa a sigla APGAR familiar?

O APGAR da família é uma sigla ​de Adaptability (adaptação), Partnership (companheirismo), Growth (Desenvolvimento), Affection (Afeto), e resolve (Capacidade de resolução de problemas).

Qual o objetivo de um Genograma?

Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.

Qual a importância da abordagem familiar?

  • Em algumas situações especiais se torna de relevada importância a abordagem familiar, entre elas:  Ausência ou diminuição da autonomia do paciente (crianças, idosos e pacientes dependentes para o cuidado)  Ambivalência do afeto: maternagem imaginária e maternagem ambiente, quando o filho não é o idealizado.

Qual a abordagem familiar para pacientes disfuncionais?

  • A abordagem familiar possibilitou maior proximidade entre equipe de saúde e usuários do serviço, compreendendo as questões emocionais que interferem negativamente no quadro clínico do paciente índice e seus familiares. Foi possível também iniciar um trabalho com foco na mudança dos comportamentos disfuncionais da família. Resumo Palavras-chave:

Qual a importância da conferência familiar?

  • A conferência familiar representa uma ferramenta de intervenção na família, particularmente útil quando se diagnostica enfermidade com risco de morte ou incapacitante, em tratamentos complexos ou quando um dos membros está acometido por uma doença terminal.

Qual é o ambiente familiar?

  • O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.