:

Qual a importância de abrir o CAT?

Índice:

  1. Qual a importância de abrir o CAT?
  2. Como funciona a abertura de um cat?
  3. Para que serve o CAT para o trabalhador?
  4. Como abrir CAT parcial passo a passo?
  5. Qual o valor da multa por não abrir CAT?
  6. Como deve ser realizado o registro da Cat?
  7. Quais são os tipos de Cat?
  8. Como preencher os campos da Cat?
  9. Como deve ser realizada a emissão da Cat?

Qual a importância de abrir o CAT?

É através da CAT que a empresa comunica ao INSS o incidente ou acidente de trabalho, e informa todos os dados que serão necessários para o atendimento previdenciário e trabalhista e a constituição de dados estatísticos e epidemiológicos. ...

Como funciona a abertura de um cat?

Podendo ser emitida até mesmo online, a CAT chega no banco de dados do INSS em poucos segundos após ser expedida. Somente a partir desse procedimento, o trabalhador acidentado, ou vítima de alguma doença ocupacional, poderá receber o amparo da Previdência. Em caso de morte, a família está apta a receber apoio.

Para que serve o CAT para o trabalhador?

O CAT é um formulário onde constam informações sobre a empresa, o colaborador e sobre o ocorrido fato. Nele, descreve-se o acidente de trabalho ou doença ocupacional para que a Previdência Social tenha um documento oficial para consultar.

Como abrir CAT parcial passo a passo?

Como reabrir a CAT parcial? No próprio aplicativo da Previdência Social é possível reabrir a CAT parcial e finalizar o seu preenchimento. Na parte destinada às informações do atestado médico, haverá espaços para o empregador completar com as informações solicitadas.

Qual o valor da multa por não abrir CAT?

R$402,54 A CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) deve ser enviada imediatamente em caso de acidentes. Multa em caso de descumprimento: R$402,54 caso seja comunicado com atraso ou erros.

Como deve ser realizado o registro da Cat?

  • Em ambos os modos, o formulário da CAT deverá estar inteiramente preenchido e assinado, principalmente os dados referentes ao atendimento médico. O registro da CAT deve ser realizado havendo ou não afastamento do trabalho por parte do acidentado.

Quais são os tipos de Cat?

  • Quais são os tipos de CAT? CAT inicial. Esse documento é preenchido quando o acidente é típico, por trajeto, doença ocupacional ou de óbito imediato. CAT de reabertura. Essa CAT é preenchida quando há reinício de tratamento ou quando o colaborador é afastado por agravamento de lesões ocorridas por acidente de trabalho ou doença ...

Como preencher os campos da Cat?

  • Empresas precisam preencher corretamente os campos da CAT, que podem ser preenchidos através de aplicativo disponibilizado pela Previdência Social. É possível também preencher um formulário físico e registrado em uma agência mais próxima da Previdência Social. Esperamos não ter deixado quaisquer dúvidas.

Como deve ser realizada a emissão da Cat?

  • O registro da CAT deve ser realizado havendo ou não afastamento do trabalho por parte do acidentado. Ao emitir a CAT deve-se ter bastante cuidado, pois na constatação de algum erro, o mesmo deverá se corrigido pessoalmente em qualquer posto de atendimento do INSS. A não emissão da CAT pode gerar multas à empresa?