O que é acareação por precatória?
Índice:
- O que é acareação por precatória?
- Não será possível a acareação entre acusado e testemunha?
- O que é acareação policial?
- Como é feita a acareação?
- Qual é a eficácia do meio de prova da acareação?
- É inadmissível realizar acareação por precatória?
- Como proceder com uma acareação?
- Qual a única prova produzida no IP e não precisa ser reproduzida em juízo?
- É válida a acareação realizada sem a presença de alguma das testemunhas que divergiram em suas declarações sobre fatos ou circunstâncias relevantes?
- Qual a relação entre acusado e testemunha?
- Qual a diferença entre acareação e outros testes?
- Qual a obrigatoriedade do comparecimento das testemunhas e do ofendido?
O que é acareação por precatória?
O art. 230 do CPP dispõe o seguinte: “Se ausente alguma testemunha, cujas declarações divirjam das de outra, que esteja presente, a esta se darão a conhecer os pontos da divergência, consignando-se no auto o que explicar ou observar.
Não será possível a acareação entre acusado e testemunha?
229. A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes. Todavia, não é a simples divergência que admite a acareação.
O que é acareação policial?
A acareação (ou confrontação ou acareamento) é um meio de prova previsto expressamente no CPP, disciplinado nos arts. 2 e também referido no seu art. 6º, VI, segunda parte. A palavra vem do verbo acarear que significa, segundo Aurélio, pôr cara a cara, ou frente a frente.
Como é feita a acareação?
Chama-se acareação o procedimento onde acusados, testemunhas ou ofendidos, ouvidos anteriormente são colocados face a face para esclarecer divergências constantes de suas declarações. A acareação pode ser requerida pelas partes ou determinada de ofício pelo juiz, não sendo, entretanto uma etapa obrigatória do processo.
Qual é a eficácia do meio de prova da acareação?
A acareação - mecanismo jurídico processual pelo qual duas ou mais pessoas são colocadas frente a frente para esclarecerem divergências relevantes em suas declarações - talvez seja o meio de prova de efetividade mais questionada em âmbito jurídico.
É inadmissível realizar acareação por precatória?
a lei processual penal brasileira prevê a possibilidade de acareação até entre o acusado e as testemunhas. não se admite no processo penal brasileiro a acareação por precatória de testemunhas.
Como proceder com uma acareação?
Chama-se acareação o procedimento onde acusados, testemunhas ou ofendidos, ouvidos anteriormente são colocados face a face para esclarecer divergências constantes de suas declarações. A acareação pode ser requerida pelas partes ou determinada de ofício pelo juiz, não sendo, entretanto uma etapa obrigatória do processo.
Qual a única prova produzida no IP e não precisa ser reproduzida em juízo?
As provas cautelares, não repetíveis ou antecipadas dispensam reprodução sob o crivo do contraditório. A razão é óbvia: há provas que, por sua própria natureza, não permitem reproduçãoem Juízo. Nessescasos, embora produzidas extrajudicialmente, pode o juiz basear sua decisão em tais provas.
É válida a acareação realizada sem a presença de alguma das testemunhas que divergiram em suas declarações sobre fatos ou circunstâncias relevantes?
É inválida a acareação realizada sem a presença de alguma das testemunhas que divergiram, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes. O reconhecimento de objeto deverá ser realizado com as mesmas cautelas previstas para o reconhecimento de pessoas, desde que aplicáveis.
Qual a relação entre acusado e testemunha?
- 229 do Código de Processo Penal: Art. 229. A acareação será admitida entre acusados, entre acusado e testemunha, entre testemunhas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida, e entre as pessoas ofendidas, sempre que divergirem, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes.
Qual a diferença entre acareação e outros testes?
- Em geral, a acareação serve como um meio de prova que complementa outros testes. O confronto pode ocorrer entre um acusado e aquele que o acusa ou entre testemunhas, por exemplo.
Qual a obrigatoriedade do comparecimento das testemunhas e do ofendido?
- Finalmente, não há obrigação do indiciado ou do réu de participar da acareação, pois ninguém está obrigado a fazer prova contra si mesmo. Nada impede a condução coercitiva do indiciado ou do acusado ao ato da acareação. A doutrina, porém, diverge em relação à obrigatoriedade do comparecimento das testemunhas e do ofendido.