:

O que é abandono parental?

Índice:

  1. O que é abandono parental?
  2. O que causa abandono parental?
  3. Quais são os tipos de abandono parental?
  4. Quais são as consequências do abandono paterno?
  5. Quais são as consequências do abandono escolar?
  6. Quando ocorre o abandono afetivo?
  7. Qual será a superação do abandono de um pai?

O que é abandono parental?

Ocorre quando a figura parental deixa de cumprir com suas obrigações de provedor. Um exemplo comum no Brasil é quando o pai separado da mãe se recusa a pagar pensão alimentícia ao filho, privando-o de receber alimento, material escolar, roupas e remédios.

O que causa abandono parental?

Uma das causas do abandono afetivo é o distanciamento natural da criança por aquele que não tem a sua guarda. Por outro ângulo, o abandono afetivo poderá surgir de desavenças entre o pai e a mãe, visto que o pai, por exemplo, ao se afastar da mãe, também poderá se afastar dos filhos, ou vice-versa.

Quais são os tipos de abandono parental?

Quando esse dever não é cumprido, pode ser caracterizado, na Justiça, como crimes de abandono intelectual, material ou, conforme a jurisprudência recente firmada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), abandono afetivo. Para esses crimes estão previstas penas como a detenção e o pagamento de indenizações à vítima.

Quais são as consequências do abandono paterno?

  • A partir disto questiona-se como a ausência de um dos progenitores afeta nesta etapa vulnerável, onde está se construindo o psiquismo infantil. Neste artigo de Psicologia-Online, investigamos algumas consequências do abandono paterno e como superá-lo. Meu pai me abandonou e agora me procura, o que fazer?

Quais são as consequências do abandono escolar?

  • Em crianças ou adolescentes que foram abandonados por um ou ambos os pais, as seguintes consequências podem surgir: São propensos ao abandono ou instabilidade escolar. É um dos motivos de fracasso escolar. É muito difícil para eles se adaptarem ao mundo e à realidade.

Quando ocorre o abandono afetivo?

  • O dano causado pode ser caracterizado como material, quando ocorrer a deterioração dos bens e até mesmo dos lucros e vantagens obtidos em razão da prática. E pode ser considerado dano moral quando forem comprovadas as consequências psíquicas do ato. O ‘abandono afetivo’ acontece, muitas vezes, em decorrência de uma separação.

Qual será a superação do abandono de um pai?

  • A superação do abandono de um pai será um trabalho muito afetado pelas circunstâncias em que o abandono aconteceu. Por exemplo, a percepção não será a mesma quando o pai maltratava física e emocionalmente sua família antes de abandoná-la.