:

O que é a água na Bíblia?

Índice:

  1. O que é a água na Bíblia?
  2. Porque a água é o símbolo da vida?
  3. Onde na Bíblia fala sobre água?
  4. Como a Bíblia considera a água?
  5. Qual é a água na teologia bíblica?
  6. Como Jesus nos ajuda a sair da água?
  7. Qual o simbolismo da água do templo?

O que é a água na Bíblia?

A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir por Deus e por sua graça. O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.

Porque a água é o símbolo da vida?

Usualmente, a água é chamada de "solvente universal", pois é capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.

Onde na Bíblia fala sobre água?

No Evangelho de João, algumas referências à Água, como em João 4:15, tradicionalmente identificam a "Água da Vida" com o Espírito Santo. As passagem em João 4:10-26, que contempla o episódio conhecido como a "samaritana no poço", é geralmente conhecida como "Discurso sobre a Água da Vida" .

Como a Bíblia considera a água?

  • Como a Bíblia considera a água? Qual mensagem a Bíblia nos transmite, a partir da realidade, ao mesmo tempo benéfica e ameaçadora, da água? Segundo a Bíblia, toda a criação do mundo começou com as águas: “A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas” (Gênesis 1,2).

Qual é a água na teologia bíblica?

  • A água na teologia bíblica tem dois aspectos que parecem contraditórios: um é vida, bênção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa conduzir  por Deus e por sua graça.  O outro é caos, morte, destruição e ausência de Deus.  Apesar de parecerem contrários, os dois decorrem da experiência vital do povo de Israel.

Como Jesus nos ajuda a sair da água?

  • Quando os problemas da vida parecem que vão nos afogar, Jesus nos ajuda a sair da água. Jesus nos protege dos perigos e cuida de nós. a minha alma anseia por ti, ó Deus. No princípio Deus criou os céus e a terra. Era a terra sem forma e vazia; trevas co­briam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Qual o simbolismo da água do templo?

  • E este capítulo de Ezequiel mostra o simbolismo da água que sai do Templo, faz nascer o rio de água viva e produz “todo tipo de árvore frutífera; (…) cada mês darão frutos novos, porque suas águas brotam do santuário” (37,12). No Antigo Testamento a água já era símbolo do Espírito, como o seria no Novo Testamento.