:

O que é suspensão condicional do processo e quais seus requisitos?

Índice:

  1. O que é suspensão condicional do processo e quais seus requisitos?
  2. Quais são os requisitos para a suspensão condicional do processo?
  3. Quais as consequências da suspensão condicional do processo?
  4. Quando se aplica o sursis processual?
  5. Como é uma audiência de suspensão condicional do processo?
  6. O que é transação penal requisitos consequências e quando é aplicável?
  7. Quem tem direito ao sursis processual?
  8. Qual a principal característica da suspensão condicional do processo?
  9. Qual a pena de suspensão condicional do processo?
  10. Quais os pressupostos legais da suspensão condicional do processo?
  11. Qual a modalidade de suspensão do processo?

O que é suspensão condicional do processo e quais seus requisitos?

A suspensão condicional do processo é um benefício trazido pelo Lei 9.099/95 que permite a suspensão do processo, submetendo o acusado a um período de prova de 2 a 4 anos, sendo que expirado tal prazo sem revogação do benefício, o juiz declarará extinta a punibilidade.

Quais são os requisitos para a suspensão condicional do processo?

As condições para obtenção da suspensão condicional do processo são: estar elegível ao benefício, aguardar o decurso do tempo, reparação do dano, proibição de frequentar determinados locais, permanecer na comarca e comparecer em juízo. Outras condições podem ser firmadas e assumidas com o juízo.

Quais as consequências da suspensão condicional do processo?

O principal benefício da suspensão condicional do processo é a extinção da punibilidade. Em outras palavras, o autor do crime cumpre as condições determinadas pelo juízo, a pena não é aplicada para o crime cometido.

Quando se aplica o sursis processual?

Sursis processual, como é conhecida a suspensão condicional do processo, é um instituto previsto no art. 89 da Lei 9.099/95. Se aplica a delitos com pena mínima igual ou inferior a 01 ano, demanda cumprimento de requisitos previstos em Lei e pode durar de 02 a 04 anos.

Como é uma audiência de suspensão condicional do processo?

O momento para oferecer a suspensão condicional do processo situa-se logo após o recebimento da denúncia pelo magistrado. Nesse caso, a citação do réu conterá a possibilidade de acordo, que pode ou não ser aceita. Se não houver recusa imediata, o ideal é marcar uma audiência para apresentar os termos da proposta.

O que é transação penal requisitos consequências e quando é aplicável?

Transação penal - acordo firmado entre o réu e o Ministério Público, no qual o acusado aceita cumprir pena antecipada de multa ou restrição de direitos e o processo é arquivado.

Quem tem direito ao sursis processual?

A suspensão condicional do processo pode ser proposta ao cidadão que estiver respondendo a processo de competência do Juizado Especial Criminal, desde que a pena prevista para o crime do qual esteja sendo acusado seja igual ou inferior a um ano...

Qual a principal característica da suspensão condicional do processo?

  • A principal característica da suspensão condicional do processo é a aceitação do acusado, na presença do juiz, nos termos do §1º do referido artigo, uma vez que, se o acusado não aceitar a proposta do sursis, o processo seguirá no rito sumaríssimo, conforme §7º. Conforme Aury Lopes Jr. [2]:

Qual a pena de suspensão condicional do processo?

  • A suspensão condicional do processo, é um benefício aplicável aos crimes em que a pena mínima, for igual ou inferior a um ano.Visa suspender o processo penal por 2 a 4 anos, desde que o acusado não esteja sendo processado ou não tenha sido condenado por outro crime.

Quais os pressupostos legais da suspensão condicional do processo?

  • “Reunidos os pressupostos legais permissivos da suspensão condicional do processo, mas se recusando o Promotor de Justiça a propô-la, o juiz, dissentindo, remeterá a questão ao Procurador-Geral, aplicando-se por analogia o art. 28 do Código de Processo Penal.”

Qual a modalidade de suspensão do processo?

  • Existem diversas modalidades de suspensão do processo. E no caso do Direito Penal, nem sempre a aplicação de uma pena é o melhor caminho. Sendo assim, inspirado por legislações estrangeiras, o legislador criou o instituto da Suspensão Condicional do Processo ( SCP ).