:

O que puxa o pronome se?

Índice:

  1. O que puxa o pronome se?
  2. O que atrai o pronome oblíquo?
  3. Quais são as palavras atrativas da próclise?
  4. Como é palavra atrativa?
  5. Como usar o se antes ou depois do verbo?
  6. Como atrai próclise?
  7. Quais são as colocações pronominais?
  8. Quais são as palavras atrativas de pronomes?
  9. Quais são os pronomes oblíquos?
  10. Quais são os pronomes?
  11. Como se usa o pronome “você vai”?
  12. Por que os pronomes devem estar de acordo com o plural?

O que puxa o pronome se?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

O que atrai o pronome oblíquo?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ... 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome.

Quais são as palavras atrativas da próclise?

Usa-se a próclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. São elas: Palavras de sentido negativo: Você nem se preocupou com meus problemas!...Outros usos da próclise:

  • Em frases exclamativas e/ou optativas (que exprimem desejo) ...
  • Em frases com preposição em + verbo no gerúndio:

Como é palavra atrativa?

palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.

Como usar o se antes ou depois do verbo?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Como atrai próclise?

A próclise é usada:

  1. Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: ...
  2. Orações iniciadas por palavras interrogativas. Ex.: Quem te fez a encomenda?
  3. Orações iniciadas por palavras exclamativas. ...
  4. Orações que exprimem desejo (orações optativas).

Quais são as colocações pronominais?

Próclise – Na colocação pronominal Próclise o pronome aparece antes do verbo. Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo. Ênclise - Na colocação pronominal Ênclise o pronome aparece depois do verbo.

Quais são as palavras atrativas de pronomes?

1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc. Ex.: Não se esqueça de mim.

Quais são os pronomes oblíquos?

  • Pronomes Oblíquos Pronomes oblíquos átonos Pronomes oblíquos átonos Pronomes oblíquos tônicos Pronomes oblíquos tônicos singular plural singular plural 1.ª pessoa me nos mim nós 2.ª pessoa te vos ti vós 3.ª pessoa o, a, se, lhe os, as, se, lhes ele, ela, si eles, elas, si

Quais são os pronomes?

  • São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo.

Como se usa o pronome “você vai”?

  • Em algumas regiões usa-se, por exemplo, “Tu vais”; em outras, “Você vai”. A forma vós, de raríssimo uso, restringe-se, atualmente, a situações de comunicação solenes e extremamente formais, como em textos religiosos, por exemplo. Um famoso escritor brasileiro já dizia, há mais de 50 anos, que esse era um pronome do tempo dos “a-vós” (dele…).

Por que os pronomes devem estar de acordo com o plural?

  • Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo. No enunciado, o sujeito da oração “ele” executou a ação (“contar”) ao complemento “ te ”, que representa a 2ª pessoa do singular.