:

O que significa o termo SMED?

Índice:

  1. O que significa o termo SMED?
  2. O que é SMED Lean?
  3. O que é a ferramenta SMED?
  4. Como fazer o SMED?
  5. O que é um set up?
  6. O que significa SMED e qual perda do Lean ela pode ajudar *?
  7. O que é setup qual o seu objetivo como funciona Quais as dificuldades para implantar quais são seus benefícios?
  8. Quais os benefícios da troca rápida de ferramentas?
  9. Quais são os passos para aplicação da ferramenta SMED?
  10. Qual é o conceito do SMED?
  11. Como funciona o sistema SMED?
  12. Quais são os elementos utilizados no SMED?
  13. Quais são os estágios do SMED?

O que significa o termo SMED?

O Single Minute Exchange of Dies (SMED), que em português significa Troca Rápida de Ferramenta, é um método que tem como objetivo reduzir o tempo necessário para execução da operação de setup para que o tempo seja inferior à dez minutos, ou seja, um número expresso em um único dígito.

O que é SMED Lean?

SMED é uma sigla para a palavra inglesa Single Minute Exchange of Die, que se traduz como “troca rápida de ferramenta”. Na prática, é um conjunto de técnicas pertencentes ao Lean que visam a reduzir o tempo de setup de uma máquina.

O que é a ferramenta SMED?

A metodologia de Shigeo Shingo (SMED - single minute exchange of die) foi publicada pela primeira vez no Ocidente em 1985, e é referência principal quando se trata de redução dos tempos de setup de máquinas. A metodologia enfatiza a separação e a transferência de elementos do setup interno para o setup externo.

Como fazer o SMED?

De forma simplificada, as etapas de um projeto de SMED são:

  1. Escolher equipe e máquina piloto. ...
  2. Identificar, medir e registrar elementos do setup. ...
  3. Classificar elementos em externos e internos. ...
  4. Converter elementos internos em externos. ...
  5. Eliminar, simplificar, sincronizar e reduzir tempos.

O que é um set up?

Basicamente, o setup é um sistema operacional bem rudimentar, responsável por colocar o computador em funcionamento assim que você liga a máquina. ... É possível, por exemplo, realizar procedimentos de overclock, em que a máquina é acelerada para funcionar além das velocidades padrões.

O que significa SMED e qual perda do Lean ela pode ajudar *?

SMED é a sigla para a expressão “Single Minute Exchange of Die” ou, na tradução para o português, “troca rápida de ferramenta”. Efetivamente, a SMED é uma técnica Lean utilizada para diminuir o tempo de instalação e configuração de um equipamento ou linha de produção.

O que é setup qual o seu objetivo como funciona Quais as dificuldades para implantar quais são seus benefícios?

Seu grande objetivo é reduzir os tempos de parada das máquinas, de forma que a eficiência destas possa ser aumentada. Com isto, é possível que lotes menores sejam produzidos, pois o aumento no número de trocas nas máquinas será compensado pela considerável redução do tempo médio gasto em cada troca.

Quais os benefícios da troca rápida de ferramentas?

A Troca Rápida de Rápida de Ferramentas constitui uma das ferramentas da produção enxuta responsável por reduzir os tempos de setup de equipamentos, minimizando períodos não-produtivos no chão-de-fábrica.

Quais são os passos para aplicação da ferramenta SMED?

A aplicação desta metodologia deve ser feita em 5 passos:

  1. 1 – Identificação da área piloto: ...
  2. 2 – Identificação e cronoanálise das etapas. ...
  3. 3 – Separação dos elementos internos e externos. ...
  4. 4 – Conversão dos elementos internos em externos. ...
  5. 5 – Simplificação e redução dos elementos.

Qual é o conceito do SMED?

  • O conceito do SMED é simples, mas chegar lá é geralmente mais difícil que se pode imaginar. Um dos blocos da construção do Lean se relaciona com o setup rápido. Quanto mais rápidos forem os tempos de setup, menor o tempo de inatividade dos equipamentos.

Como funciona o sistema SMED?

  • O sistema SMED é uma teoria e um conjunto de técnicas que tornam possível a instalação do equipamento e as operações de setup em menos de 10 minutos – ou seja, no intervalo de um dígito de minuto. Os princípios SMED podem ser usados e aplicados em praticamente qualquer operação ou processo.

Quais são os elementos utilizados no SMED?

  • No SMED, as trocas são compostas de etapas denominadas “elementos”. Existem dois tipos de elementos: Elementos externos (elementos que podem ser concluídos enquanto o equipamento está em execução). O processo SMED se concentra em tornar o maior número possível de elementos externos e em simplificar e otimizar todos os elementos.

Quais são os estágios do SMED?

  • SMED é tipicamente dividido em três fases. Cada etapa tem tarefas e objetivos específicos e todos estão inter-relacionados e trabalham juntos. Esses estágios são descritos abaixo.