Como funciona o Tribunal Regional Federal?
Índice:
- Como funciona o Tribunal Regional Federal?
- Quantos desembargadores federais tem no Brasil?
- Quais as ações de competência da Justiça Federal?
- Qual a diferença do TJ para o TRF?
- Qual é a competência do Tribunal Regional Federal?
- Quais são os Tribunais Regionais Federais?
- Quantos desembargadores tem no TRF?
- Quem são os desembargadores do Brasil?
- Por que as sentenças devem chegar ao TRF?
- Qual a jurisdição dos TRFs?
- Qual a modalidade de ingresso nos TRFs?
- Quem são os juízes do TRF?
Como funciona o Tribunal Regional Federal?
Os TRFs representam a 2ª Instância da Justiça Federal, sendo responsáveis pelo processo e julgamentos dos recursos contra as decisões da 1ª instância. A competência dos Tribunais Regionais Federais está definida no art. 108 da Constituição Federal.
Quantos desembargadores federais tem no Brasil?
A Justiça Federal conta com cinco Tribunais Regionais Federais, 790 varas instaladas e 194 Juizados Especiais autônomos distribuídos em cada uma das 27 unidades da federação. Há 1.209 juízes, 984 juízes substitutos e 139 desembargadores em todo o país.
Quais as ações de competência da Justiça Federal?
Compete à Justiça Federal processar e julgar a contravenção penal praticada em detrimento de bens e serviços da União. ... Mesmo que a contravenção penal seja conexa com crime cometido em detrimento de bens, serviços e interesses da União, o STJ já decidiu que a competência é da Justiça Estadual: “1.
Qual a diferença do TJ para o TRF?
Na Justiça comum há uma importante divisão: a esfera estadual e a federal. ... Imediatamente acima, na segunda instância, há os Tribunais de Justiça (TJ) na esfera estadual e os Tribunais Regionais Federais (TRFs) com os desembargadores.
Qual é a competência do Tribunal Regional Federal?
Compete aos Tribunais Regionais Federais: ... e) os conflitos de competência entre juízes federais vinculados ao Tribunal; II - julgar, em grau de recurso, as causas decididas pelos juízes federais e pelos juízes estaduais no exercício da competência federal da área de sua jurisdição.
Quais são os Tribunais Regionais Federais?
O TRF1 da 1ª região fica localizado em Brasília, o TRF 2ª região fica no Rio de Janeiro, o TRF 3ª região em São Paulo, o TRF 4ª região em Porto Alegre e o TRF 5ª região em Recife, não cuidando apenas destas capitais, conforme mostramos acima.
Quantos desembargadores tem no TRF?
Os Tribunais Regionais Federais (TRF) são a segunda instância da Justiça Federal do Brasil....Lista.
Jurisdição territorial | Unidades federativas | RJ e ES |
---|---|---|
População (IBGE, 2019) | 21.283.593 | |
Sede | Rio de Janeiro, RJ | |
Desembargadores | 27 | |
Presidente | Reis Friede (desde 2019) |
Quem são os desembargadores do Brasil?
Páginas na categoria "Desembargadores do Brasil"
- Abel Machado de Miranda.
- Abel Sauerbronn de Azevedo Magalhães.
- Afinho.
- Alexandre Freitas Câmara.
- Álvaro Barbalho Uchôa Cavalcanti.
- Álvaro Gurgel de Alencar.
- Antônio Carlos Lafayette de Andrada.
- Antônio Carlos Viana Santos.
Por que as sentenças devem chegar ao TRF?
- Uma vez julgadas pelos juízos federais em primeira instância, essas causas, em regra, devem chegar ao respectivo TRF. Isso ocorre pela regra geral que prevê a obrigação de sentenças proferidas contra a União, os Estados, os Municípios, as autarquias ou as fundações de direito público serem submetidas ao duplo grau de jurisdição.
Qual a jurisdição dos TRFs?
- Os TRFs representam o segundo grau de jurisdição da Justiça Federal, ou seja, são responsáveis por julgar os recursos contra decisões de competência federal. Vale ressaltar que essas decisões podem ser emitidas por juízes federais e, em alguns casos, por juízes estaduais. Ou seja, a questão é analisada inicialmente por um juiz federal.
Qual a modalidade de ingresso nos TRFs?
- Para isso, a CF/88 prevê duas modalidades de ingresso nos TRFs. Por um lado, um quinto dos juízes será recrutado entre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público Federal com mais de dez anos de carreira. Esta regra ficou conhecida como a regra do “quinto constitucional”.
Quem são os juízes do TRF?
- Embora possuam composição variável, os TRFs devem ser compostos por, no mínimo, sete juízes, todos necessariamente brasileiros (natos ou naturalizados). A Constituição prevê certos critérios a serem obedecidos para o preenchimento das vagas de cada TRF.