O que é CEI para o INSS?
Índice:
- O que é CEI para o INSS?
- Como saber meu CEI do INSS?
- Como fazer inscrição no CEI?
- Como vincular CEI no CPF?
- Como consultar CEI da obra?
- Quantos dígitos tem um CEI?
- Qual a sigla utilizada pelo INSS?
- Como o CEI é utilizado?
- Por que o CEI foi substituído?
- Qual a diferença entre o CNPJ e o CEI?
O que é CEI para o INSS?
O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis. As antigas matrículas do CEI que ainda estiverem ativas devem ser migradas para o CNO.
Como saber meu CEI do INSS?
Reunidos tais dados, acesse o site da Receita Federal e clique no link “clique aqui para cadastrar uma senha”. A matrícula do CEI para empregador doméstico deve ser feita no portal eSocial. Em ambos, basta digitar os dados, senha e fazer o login para ter acesso ao seu número de matrícula CEI.
Como fazer inscrição no CEI?
De acordo com o artigo 42 da Instrução Normativa RFB nº 971/2009, deve-se comparecer a uma Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil circunscricionante da localidade de pessoa física ou do estabelecimento centralizador da pessoa jurídica responsável pela obra, mediante agendamento, portando requerimento do ...
Como vincular CEI no CPF?
Para fazer a vinculação, você precisa possuir uma matrícula ativa no Cadastro Específico do INSS (CEI). Acesse o sistema do CAEPF para fazer a inscrição de nova atividade econômica por vinculação ou vincular uma matrícula CEI ao CAEPF existente. Consulte a unidade mais próxima e agende horário para ser atendido.
Como consultar CEI da obra?
Através do site da dataprev podemos consultar a matricula do CEI e emitir comprovante da matricula do CEI .
Quantos dígitos tem um CEI?
O número de inscrição no CAEPF será formado pelos nove primeiros dígitos do CPF, seguidos por um sequencial numérico de 3 dígitos e 2 dígitos verificadores.
Qual a sigla utilizada pelo INSS?
- Pensando nisso formulamos o artigo abaixo com a maior parte das siglas utilizadas pelo INSS, acompanhe a aprenda tudo sobre o que falam os documentos que o INSS lhe endereça! A sigla AEXT-VI do CNIS indica que houve tentativa de acerto de vínculo, mas a documentação apresentada não foi deferida pelo INSS.
Como o CEI é utilizado?
- Conhecendo um pouco mais sobre o CEI. Já o CEI, ou Cadastro Específico do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é utilizado por pessoas físicas equiparadas por lei a empresas, ou seja, pessoas naturais, comuns, mas que, ao exercerem suas atividades, possuem um status de empresa. Quem está obrigado a ter uma matrícula no CEI?
Por que o CEI foi substituído?
- Ou seja, era voltado para pessoas físicas que exerciam atividades profissionais com status de empresas, como um médico que tenha funcionários prestando serviços para ele. Vamos falar mais sobre isso adiante, mas o CEI é um cadastro que foi substituído por outros: o CAEPF e o CNO, dependendo da categoria do profissional.
Qual a diferença entre o CNPJ e o CEI?
- Qual é a diferença para um CNPJ? O CNPJ é utilizado para identificar empresas e outras entidades para a Receita Federal. Ele é voltado para as pessoas jurídicas que moram no Brasil. Ao contrário do antigo CEI, é obrigatório que essas empresas tenham em mãos o CNPJ antes de iniciar as atividades profissionais.