O que é o Pgdas?
Índice:
- O que é o Pgdas?
- O que é Pgdas com recibo?
- Como Fazer Declaração Pgdas?
- Como calcular o Pgdas?
- Qual a diferença entre Pgdas e Defis?
- O que é a DCTF mensal?
- Como emitir o Pgdas-D?
- Como emitir multa de Pgdas?
- Como declarar Pgdas Simples Nacional?
- Qual a utilidade do PGDAS?
- Qual a punição para o PGDAS-D?
- Como usar o PGDAS-D no Simples Nacional?
O que é o Pgdas?
O PGDAS-D é o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D), ele funciona como um informe das receitas faturadas no mês e se encontra disponível no Portal do Simples Nacional, por meio da internet.
O que é Pgdas com recibo?
PGDAS-D é um aplicativo disponível no Portal do Simples Nacional na internet. Serve para o contribuinte efetuar o cálculo dos tributos devidos mensalmente na forma do Simples Nacional e imprimir o documento de arrecadação (DAS).
Como Fazer Declaração Pgdas?
Como fazer a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS)
- Acesse o site do Simples Nacional e procure a opção “PGDAS-D e Defis - a partir de 2018”
- É necessário possuir um certificado digital com código de acesso ou procuração eletrônica.
- Clique em Defis e depois em "declarar".
Como calcular o Pgdas?
Confira os passos do cálculo: Localize a seção “Apuração” no PGDAS-D. Selecione, em seguida, “Calcular valor devido” Na nova página, insira o mês e ano da apuração dos impostos do Simples Nacional.
Qual a diferença entre Pgdas e Defis?
Selecione o recibo que deseja consultar. ... Para os anos-calendário a partir de 2012, as informações que eram importadas do antigo PGDAS passam a ter cunho declaratório no próprio PGDAS-D, enquanto as informações econômicas e fiscais passam a ser declaradas na Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – Defis.
O que é a DCTF mensal?
DCTF MENSAL | Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais. A DCTF é uma obrigação acessória tributária de apresentação obrigatória à Receita Federal do Brasil e tem como objetivo a confissão de débitos apurados pela pessoa jurídica.
Como emitir o Pgdas-D?
Para tirar o Extrato, basta seguir os seguintes passos:
- Clique na chave do “Código de Acesso” na linha “PGDAS-D e Defis 2019”.
- Insira as informações pedidas. ...
- Clique em “Declaração Mensal”.
- Clique em “Consultar Declarações”. ...
- Clique no ícone e salve no formato PDF. ...
- Terminado!
Como emitir multa de Pgdas?
A apuração no PGDAS-D deve ser realizada e transmitida mensalmente. A multa é de 2% (dois por cento) ao mês calendário ou fração, a partir de 1º/4/2013, limitada a 20% (vinte por cento), sendo que a multa mínima a ser aplicada será de R$ 50,00 (cinquenta reais) para cada mês de referência.
Como declarar Pgdas Simples Nacional?
Prazo:
- Preencher e enviar a declaração. Acesse o sistema e preencha as informações que devem ser declaradas. Canais de prestação. PGDAS-D a partir de 2018 (Portal e-CAC) ...
- Acompanhar o processamento da declaração. Acompanhe o processamento da declaração para verificar a situação da entrega. Canais de prestação.
Qual a utilidade do PGDAS?
- Explicando a sua utilidade, o PGDAs é na verdade um aplicativo que pode ser baixado diretamente a partir do site do Simples Nacional. Essa opção é exibida somente para as empresas que optaram por essa modalidade de tributação e pode ser conferida quando o empresário acessa o portal, de posse do seu código de acesso ou de um certificado digital.
Qual a punição para o PGDAS-D?
- De acordo com a Receita Federal, nestes casos as punições são: 2% ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos impostos e contribuições decorrentes das informações prestadas no PGDAS-D. Esse valor ainda é aplicável caso a guia seja emitida e paga mas seja constatada a ausência de prestação de informações.
Como usar o PGDAS-D no Simples Nacional?
- O PGDAS-D está disponível no portal do Simples Nacional na internet (www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional), não necessitando ser instalado ou atualizado no computador do usuário. ATENÇÃO! Este Manual deve ser utilizado para os períodos de apuração a partir de 2018.