:

O que é considerado OPME?

Índice:

  1. O que é considerado OPME?
  2. O que faz um setor de OPME?
  3. Quais são os materiais de OPME?
  4. O que significa sem OPME?
  5. O que é OPME Unimed?
  6. Como controlar OPME?
  7. Como o SUS administra o controle das OPME?
  8. O que é Tabela OPME?
  9. O que é compras OPME?
  10. Como auditar OPME?

O que é considerado OPME?

As Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) são insumos utilizados na assistência à saúde e relacionados a uma intervenção médica, odontológica ou de reabilitação, diagnóstica ou terapêutica.

O que faz um setor de OPME?

O setor de Regulação de OPME tem como objetivo promover a redução dos custos da assistência à saúde e manutenção da qualidade de atendimento, através do gerenciamento e padronização de Órteses, Próteses e Materiais Especiais.

Quais são os materiais de OPME?

O QUE SÃO OPME Materiais cujo uso não é comum a todas as cirurgias, sendo específicos de determinados eventos, como os materiais de hemodinâmica. Exemplos: “stents” e cateteres. Também enquadram-se nesta lista os materiais de síntese, que são usados para aproximar estruturas orgânicas (tecidos e ossos).

O que significa sem OPME?

Dica: nenhum centro cirúrgico vive sem eles. OPME é a sigla usada por profissionais de saúde do Brasil para dar referência à Próteses, Órteses e Materiais Especiais utilizados em uma intervenção médica, odontológica, para diagnóstico ou terapia.

O que é OPME Unimed?

As Órteses, Próteses e Materiais Especiais – OPME são insumos utilizados na assistência à saúde. Como tais, estão relacionadas a intervenções médicas, odontológicas ou de reabilitação, sejam diagnósticas, sejam terapêuticas.

Como controlar OPME?

A OPME de uso único com embalagem violada, contaminada ou danificada, não utilizada no ato cirúrgico, deverá ser justificada pelo profissional da saúde responsável pelo procedimento por meio de um termo circunstanciado que discrimine os motivos da perda.

Como o SUS administra o controle das OPME?

O controle na utilização de OPME é de responsabilidade exclusiva dos profissionais de saúde envolvidos na realização do procedimento, que deverão registrar no relato cirúrgico, na folha de consumo e no prontuário do paciente todas as informações sobre as OPME utilizadas, tais como: o código, o lote, a especificação do ...

O que é Tabela OPME?

OPME – ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS Visando dar suporte e orientar seus associados para atingir melhores condições na aquisição de órteses e próteses, o Sistema Abramge instituiu a Central Nacional de Precificação e disponibiliza nos links abaixos, as Tabelas de Referência de Valores.

O que é compras OPME?

A gestão de OPME, sigla para Órteses, Próteses e Materiais Especiais, é um assunto bastante complicado para hospitais e sistemas de saúde. Isso porque esse tipo de insumo, utilizado em casos de alta complexidade, apresenta valores bastante elevados.

Como auditar OPME?

A auditoria eficiente em OPME

  1. A descrição técnica de todos os materiais utilizados pelo setor;
  2. A quantidade utilizada durante o período de um ano;
  3. Os devidos registros junto à ANVISA;
  4. Dados dos fabricantes, e.
  5. Valores unitário e total de cada item.