:

O que é o Fates?

Índice:

  1. O que é o Fates?
  2. O que é Rates e Fates?
  3. Qual a função do Fundo indivisível Fates?
  4. Quais são os fundos obrigatórios das cooperativas para que servem e quais seus percentuais mínimos?
  5. É um dos valores praticados no cooperativismo?
  6. O que é entidade cooperativa?
  7. O que é demonstrativo de sobras e perdas?
  8. Quais são os atos cooperativos?
  9. Qual a importância da contabilidade para as cooperativas?
  10. Quais os fundos são obrigatórios na cooperativa?

O que é o Fates?

1º – O FATES – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social tem como objetivo prestar assistências técnica, educacional e social aos associados e aos empregados da cooperativa, visando fortalecer o associativismo, o mutualismo e a prática dos princípios cooperativistas.

O que é Rates e Fates?

Reserva Legal é o Fundo de Reserva de que trata a legislação da sociedade cooperativa. RATES é o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES, de que trata a legislação da sociedade cooperativa.

Qual a função do Fundo indivisível Fates?

Utilização do FATES como forma de complemento de preço de leite aos cooperados. Tais recursos não podem ter vinculação com o FATES. 2. Utilização do fundo para comprar e manter, mensalmente, um plano de previdência privada para todos os cooperados.

Quais são os fundos obrigatórios das cooperativas para que servem e quais seus percentuais mínimos?

As cooperativas deverão constituir Fundo de Reserva e Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES) – também denominado de RATES constituídos pela aplicação mínima de 10% e 5%, respectivamente, das sobras líquidas dos exercícios.

É um dos valores praticados no cooperativismo?

"As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política e religiosa." ... Assim, são praticados os valores de liberdade e igualdade no negócio cooperativo.

O que é entidade cooperativa?

Entidade cooperativa é aquela que exerce as atividades na forma de lei específica, por meio de atos cooperativos, que se traduzem na prestação de serviços aos seus associados, sem objetivo de lucro, para obterem em comum melhores resultados para cada um deles em particular.

O que é demonstrativo de sobras e perdas?

Na Demonstração de Sobras e Perdas, as receitas e despesas decorrentes de ato cooperado é denominada de Ingressos e Dispêndios. Quando a cooperativa realizar atividades que extrapolam o ato cooperado, tais valores devem ser apresentados como receitas, custos e despesas.

Quais são os atos cooperativos?

Denominam-se atos cooperativos aqueles praticados entre a cooperativa e seus associados, entre estes e aquelas e pelas cooperativas entre si quando associados, para consecução dos objetivos sociais. O ato cooperativo não implica operação de mercado, nem contrato de compra e venda de produto ou mercadoria.

Qual a importância da contabilidade para as cooperativas?

No sistema cooperativo, a contabilidade além de atender a legislação, deve informar aos seus associados que são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento do negócio, e na maioria das vezes são pessoas simples com um grau de estudo menos elevado, sendo assim evidencia-se a necessidade que as cooperativas tem de ...

Quais os fundos são obrigatórios na cooperativa?

A Lei 5.764/1971, que define a política nacional do cooperativismo no Brasil, confirma expressamente a obrigação da constituição de fundos legais: Fundo de Reserva e Fates1 – Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social.