:

Como gerar EFD?

Índice:

  1. Como gerar EFD?
  2. O que é informado na EFD Contribuições?
  3. O que vem a ser SPED Fiscal?
  4. Como gerar SPED Fiscal gratuito?
  5. Quem declara EFD?
  6. Quem está obrigado a apresentar a EFD?
  7. Como declarar receita financeira na EFD Contribuições?
  8. Quais são as escriturações da EFD?
  9. Quem é obrigado a apresentar a EFD-reinf?
  10. Qual o regime tributário do EFD?
  11. Quais são os registros da EFD-ICMS?

Como gerar EFD?

A transmissão das informações da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ao fisco ocorre através do envio de um arquivo de texto contendo informações segundo um layout especificado. Para gerar este arquivo é preciso seguir as diretrizes do Manual de Orientação- que é conhecido como manual Sped Fiscal.

O que é informado na EFD Contribuições?

Na elaboração do EFD Contribuições são informadas todas as receitas financeiras, receitas operacionais e não operacionais, custos, despesas, encargos incorridos, aquisições geradoras de créditos aquelas passíveis do regime não cumulativo e os ajustes se assim previstos, como: devoluções e estornos de vendas, entre ...

O que vem a ser SPED Fiscal?

O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.

Como gerar SPED Fiscal gratuito?

Vamos gerar o SPED Fiscal?

  1. No menu lateral esquerdo, clique no ícone de NOTA FISCAL.
  2. Clique na aba SPED.
  3. No canto superior esquerdo, clique em GERAR SPED.
  4. Caso esteja gerando o SPED pela primeira vez, será necessário preencher os DADOS DO CONTADOR e clicar em OK - F2.

Quem declara EFD?

A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Quem está obrigado a apresentar a EFD?

A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Como declarar receita financeira na EFD Contribuições?

Mesmo a receita financeira sendo tributada à alíquota zero, esta deve ser escriturada em Blocos específicos no SPED, como o F100 ou Registro 1800 que trata da incorporação imobiliária. Para esses casos, deve-se ser utilizado o CST nº 06 “Operação Tributável a Alíquota Zero”.

Quais são as escriturações da EFD?

  • A EFD se divide em duas escriturações distintas, uma para apuração do ICMS e IPI e outra para apuração do PIS e da COFINS.

Quem é obrigado a apresentar a EFD-reinf?

  • Quem é obrigado a apresentar a escrituração e qual o prazo de entrega? Na Instrução Normativa RFB nº 1701, de 14 de Março de 2017 é apresentado a lista de quem deve realizar a EFD-Reinf:

Qual o regime tributário do EFD?

  • O EFD Contribuições (PIS e COFINS) também possui um PVA próprio e é transmitido diretamente à Receita Federal do Brasil, órgão competente para análise, arrecadação e fiscalização dos dois tributos. O tipo de regime tributário significa mudanças nas escriturações?

Quais são os registros da EFD-ICMS?

  • Seção 2 – Registros a serem apresentados conforme perfil do declarante. Seção 3 – Preenchimento de campos. Seção 4 – Detalhamento dos registros que compõem a EFD-ICMS/IPI. Seção 5 – Obrigatoriedade dos registros Capítulo III – Registros da EFD-ICMS/IPI