Como gerar EFD?
Índice:
- Como gerar EFD?
- O que é informado na EFD Contribuições?
- O que vem a ser SPED Fiscal?
- Como gerar SPED Fiscal gratuito?
- Quem declara EFD?
- Quem está obrigado a apresentar a EFD?
- Como declarar receita financeira na EFD Contribuições?
- Quais são as escriturações da EFD?
- Quem é obrigado a apresentar a EFD-reinf?
- Qual o regime tributário do EFD?
- Quais são os registros da EFD-ICMS?
Como gerar EFD?
A transmissão das informações da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ao fisco ocorre através do envio de um arquivo de texto contendo informações segundo um layout especificado. Para gerar este arquivo é preciso seguir as diretrizes do Manual de Orientação- que é conhecido como manual Sped Fiscal.
O que é informado na EFD Contribuições?
Na elaboração do EFD Contribuições são informadas todas as receitas financeiras, receitas operacionais e não operacionais, custos, despesas, encargos incorridos, aquisições geradoras de créditos aquelas passíveis do regime não cumulativo e os ajustes se assim previstos, como: devoluções e estornos de vendas, entre ...
O que vem a ser SPED Fiscal?
O SPED fiscal é um processo de escrituração digital da Receita Federal, chamado também de EFD (Escrituração Fiscal Digital), que determina que os contribuintes enviem as informações sobre ICMS e IPI. Em outras palavras, ele é a digitalização de todas as informações de interesse do fisco com os seus contribuintes.
Como gerar SPED Fiscal gratuito?
Vamos gerar o SPED Fiscal?
- No menu lateral esquerdo, clique no ícone de NOTA FISCAL.
- Clique na aba SPED.
- No canto superior esquerdo, clique em GERAR SPED.
- Caso esteja gerando o SPED pela primeira vez, será necessário preencher os DADOS DO CONTADOR e clicar em OK - F2.
Quem declara EFD?
A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Quem está obrigado a apresentar a EFD?
A EFD é de uso obrigatório para todos os contribuintes do ICMS ou do IPI, podendo os mesmos serem dispensados dessa obrigação, desde que a dispensa seja autorizada pelo fisco da unidade federada do contribuinte e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Como declarar receita financeira na EFD Contribuições?
Mesmo a receita financeira sendo tributada à alíquota zero, esta deve ser escriturada em Blocos específicos no SPED, como o F100 ou Registro 1800 que trata da incorporação imobiliária. Para esses casos, deve-se ser utilizado o CST nº 06 “Operação Tributável a Alíquota Zero”.
Quais são as escriturações da EFD?
- A EFD se divide em duas escriturações distintas, uma para apuração do ICMS e IPI e outra para apuração do PIS e da COFINS.
Quem é obrigado a apresentar a EFD-reinf?
- Quem é obrigado a apresentar a escrituração e qual o prazo de entrega? Na Instrução Normativa RFB nº 1701, de 14 de Março de 2017 é apresentado a lista de quem deve realizar a EFD-Reinf:
Qual o regime tributário do EFD?
- O EFD Contribuições (PIS e COFINS) também possui um PVA próprio e é transmitido diretamente à Receita Federal do Brasil, órgão competente para análise, arrecadação e fiscalização dos dois tributos. O tipo de regime tributário significa mudanças nas escriturações?
Quais são os registros da EFD-ICMS?
- Seção 2 – Registros a serem apresentados conforme perfil do declarante. Seção 3 – Preenchimento de campos. Seção 4 – Detalhamento dos registros que compõem a EFD-ICMS/IPI. Seção 5 – Obrigatoriedade dos registros Capítulo III – Registros da EFD-ICMS/IPI