:

O que é o Apoio Matricial do NASF?

Índice:

  1. O que é o Apoio Matricial do NASF?
  2. Qual o papel do NASF na atenção básica?
  3. Quais são as ferramentas do NASF?
  4. Como ocorre o Matriciamento?
  5. O que é Matriciamento na atenção básica?
  6. O que faz a equipe do NASF?
  7. Quais são os passos do NASF no Ministério da Saúde?
  8. Quais são as ações compartilhadas no NASF?
  9. Quais são os mecanismos de integração entre NASF e equipes de SF?
  10. Qual a modalidade de implantação da NASF?

O que é o Apoio Matricial do NASF?

O apoio matricial do Nasf para ESF se materializa por meio do compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, bem como da articulação pactuada de intervenções, levando em conta a clareza das responsabilizações comuns e as específicas da equipe de APS.

Qual o papel do NASF na atenção básica?

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

Quais são as ferramentas do NASF?

As Ferramentas Tecnológicas do Trabalho do NASF

  • Projeto de Saúde no Território (PST)
  • Apoio Matricial.
  • Clínica ampliada.
  • Projeto Terapêutico Singular.
  • Tópico 5. Pactuação do apoio.

Como ocorre o Matriciamento?

De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.

O que é Matriciamento na atenção básica?

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.

O que faz a equipe do NASF?

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade ...

Quais são os passos do NASF no Ministério da Saúde?

  • Passo 5: a Secretaria Estadual de Saúde envia ofício para o Ministério da Saúde, comunicando o número de NASF aprovados. Passo 6: o Ministério da Saúde publica o credenciamento da (s) equipe (s) do NASF no Diário Oficial da União. Passo 7: o município credencia a (s) equipe (s) do NASF no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Quais são as ações compartilhadas no NASF?

  • Ações compartilhadas no território: participação do NASF na territorialização da área adscrita, desenvolvimento de ações intersetorias, de vigilância em saúde e ações de controle social em conjunto com a equipe de SF 3.

Quais são os mecanismos de integração entre NASF e equipes de SF?

  • Diferentes mecanismos de organização podem facilitar a integração entre NASF e equipes de SF, tais como instrumentos para registro por parte do NASF das ações pactuadas em conjunto com as equipes apoiadas e devolutiva do que foi realizado nas reuniões de matriciamento.

Qual a modalidade de implantação da NASF?

  • Qualquer município brasileiro, desde que tenha ao menos uma equipe Saúde da Família, pode implantar equipes NASF. O que vai variar de um município para o outro, conforme o número de equipes SF que ele tiver, é a modalidade de NASF a ser implantado.