O que é um bebê CIUR?
Índice:
- O que é um bebê CIUR?
- Quais as causas de CIUR?
- O que causa restrição de crescimento fetal?
- O que é CIUR assimétrico?
- Quando o bebê é considerado pequeno?
- Quando o bebê é pequeno?
- Como se diferencia uma restrição de crescimento fetal de uma síndrome de transfusão feto fetal?
- O que fazer para aumentar o percentil do bebê?
- O que é DHEG e CIUR?
O que é um bebê CIUR?
Define o feto que não consegue atingir o seu potencial genético de crescimento. O CIUR representa um grupo heterogêneo, onde a maior parte corresponde a fetos constitucionalmente pequenos, mas saudáveis. Pode estar associado ou não a várias etiologias.
Quais as causas de CIUR?
A hipertensão arterial e a desnutrição materna, no final da gestação, são causas responsáveis pelo CIUR assimétrico, seguidas pela gemelidade e por entidades maternas ocasionadoras de diminuição da oxigenção do espaço interviloso, como as cardiopatias cianóticas, as colagenoses, as anemias severas, o diabetes melito ...
O que causa restrição de crescimento fetal?
A restrição de crescimento intra-uterino tem várias causas diferentes. Uma causa comum é a insuficiência placentária. Uma vez que a placenta é o tecido que une a mãe e o feto, ela transporta oxigênio e nutrientes para o bebê e permite também a passagem de resíduos do bebê para a circulação da mãe.
O que é CIUR assimétrico?
Classificou-se como CIUR assimétrico aquele RN com IP < 2,25 e peso inferior ao percentil 10, como simétrico, IP entre 2,25 e 3,10 e peso inferior ao percentil 10, ao passo que adequado para idade gestacional (AIG) aquele com IP entre 2,25 e 3,10 e peso entre os percentis 10 e 90.
Quando o bebê é considerado pequeno?
O recém-nascido cujo peso de nascimento é inferior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (abaixo do 10º percentil) é considerado pequeno para a idade gestacional.
Quando o bebê é pequeno?
Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG). Isso pode ocorrer com crianças nascidas antes de 37 semanas de gravidez (prematuros), entre 37 e 41 semanas (a termo) ou depois de 42 semanas (pós-termo).
Como se diferencia uma restrição de crescimento fetal de uma síndrome de transfusão feto fetal?
É importante ressaltar que não é necessário a discordância de líquido entre os fetos, a sua fisiopatologia parece ser diferente da síndrome de transfusão feto fetal, apesar de que, não é possível descartar algum nível de sobreposição entre estas condições.
O que fazer para aumentar o percentil do bebê?
Para aumentar o ganho de peso do bebê durante a gravidez, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e ovos, e de alimentos ricos em gorduras boas, como castanhas, azeite e semente de linhaça.
O que é DHEG e CIUR?
A doença hipertensiva específica da gestação (DHEG) e a restrição de crescimento intra-útero (RCIU) associam-se diretamente às taxas de morbimortalidade materna e perinatal.