:

O que é o curso de APH?

Índice:

  1. O que é o curso de APH?
  2. O que faz um APH?
  3. Quais os princípios no atendimento de APH?
  4. Quem pode fazer o curso de APH?
  5. Como fazer o curso de APH?
  6. Quem faz o APH?
  7. Qual a diferença entre socorrista e profissional da saúde?
  8. Qual o significado do termo APH?
  9. Quais são os tipos de APH?
  10. Quais são os protocolos de APH?
  11. Quais são as profissões de APH?

O que é o curso de APH?

O objetivo da capacitação em APH: Atendimento Pré-Hospitalar é capacitar os profissionais da área da saúde que desejam atuar como “Socorristas no SAMU“, bombeiros civis e militares, condutores de veículos de emergência, Comissários de voo, voluntários da Defesa Civil, Técnicos em Segurança do Trabalho, Bombeiros ...

O que faz um APH?

O serviço pré-hospitalar salva vidas e previne o agravamento no quadro de saúde das vítimas de diversas ocorrências, como traumas e mal súbito. O atendimento de primeiros socorros do APH exige alto nível técnico e humanização dos procedimentos.

Quais os princípios no atendimento de APH?

Os princípios de ouro do atendimento pré-hospitalar no trauma

  • Avaliar a situação para determinar a necessidade de recursos adicionais; ...
  • Reconhecer a cinemática que produziu as lesões; ...
  • Usar a avaliação primária para identificar condições de risco à vida;

Quem pode fazer o curso de APH?

Quem pode fazer o curso? Qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha interesse em se qualificar na área de Atendimento Pré-Hospitalar - APH, sem necessariamente ter realizado algum curso da área.

Como fazer o curso de APH?

Para fazer um curso de atendimento pré-hospitalar você não precisa ter nenhum requisito anterior. Todavia, é importante já ser da área da saúde de algum modo, ou estar cursando uma disciplina como enfermagem ou medicina. Técnicos em enfermagem também são bem-vindos no curso de APH.

Quem faz o APH?

A legislação brasileira dispõe que os profissionais de APH estão divididos em dois grupos: Profissionais da área da saúde: médicos, enfermeiros; auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem. Profissionais de outras áreas: policiais, guarda municipal; bombeiros e motoristas de veículos de urgência e emergência.

Qual a diferença entre socorrista e profissional da saúde?

Outra diferença é que a pessoa que faz o curso de primeiros socorros é chamada de atendente de emergência, enquanto o profissional do atendimento pré-hospitalar é chamado de socorrista.

Qual o significado do termo APH?

  • APH significa “ Atendimento Pré-Hospitalar “. É o atendimento fora do ambiente hospitalar. Esse termo é muito conhecido entre profissionais da enfermagem, médicos, bombeiro civil, agentes de aph do SAMU, Resgate e no meio dos profissionais da área da saúde. Definição de APH e Origem

Quais são os tipos de APH?

  • Existem basicamente dois tipos de APH: o Fixo e o Móvel. As unidades fixas configuram os serviços de urgência e emergência localizados em ambientes hospitalares, como os Pronto-Socorros, UPAs, etc Já as unidades móveis são os serviços também de urgência e emergência, mas com deslocamento até os pacientes.

Quais são os protocolos de APH?

  • Se há deslocamento, um acompanhante da vítima pode acompanhá-lo até a unidade de saúde mais próxima. Os protocolos de APH mais comuns no mundo são o Protocolo Norte-Americano e o Protocolo Francês de Atendimento Pré Hospitalar. O primeiro traz o conceito onde a equipe deverá chegar até o local do acidente no menor prazo de tempo possível.

Quais são as profissões de APH?

  • De acordo com a Portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002, os profissionais de APH podem ser divididos em dois grupos: os profissionais oriundos da área da saúde; e os profissionais não oriundos da área da saúde. No primeiro grupo, estão incluídas as seguintes profissões: Pediatras (nos casos de APH Fixo).