:

O que é a primeira tópica?

Índice:

  1. O que é a primeira tópica?
  2. O que é primeira tópica e segunda tópica?
  3. O que é primeira tópica psicanálise?
  4. O que é a segunda tópica?
  5. Por que Freud criou a segunda tópica?
  6. O que é Pré-consciente na psicanálise?
  7. Quais são constituintes do aparelho psíquico da segunda tópica freudiana no que se diferencia da primeira tópica?
  8. O que é o ego na psicanálise?
  9. Quais são as três instâncias que compõem a segunda tópica?
  10. Por que Freud não ficou satisfeito com a primeira tópica?

O que é a primeira tópica?

A primeira tópica também é conhecida como “modelo topográfico”. É o conteúdo ausente da consciência em um dado momento. É o sistema que organiza os fenômenos psíquicos que não podem, em um dado momento, ficar acessíveis à consciência. Seus conteúdos são carregados de libido, a pulsão sexual.

O que é primeira tópica e segunda tópica?

A primeira tópica é chamada Topográfica, já a segunda, Estrutural. Nesse modelo tópico, o aparelho psíquico é composto por três sistemas. a) CONSCIENTE: possui a função de receber informações provenientes das excitações do exterior e interior, registradas de acordo com o prazer e/ou desprazer que causam.

O que é primeira tópica psicanálise?

Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. ... O pré-consciente seria uma parte do inconsciente que pode tornar-se consciente com relativa facilidade, ouseja, seus conteúdos são acessíveis, podem ser evocados e trazidos à consciência.

O que é a segunda tópica?

Na segunda tópica, o termo inconsciente é usado na sua forma descritiva (adjetiva) e relaciona-se ao conjunto de conteúdos não presentes no campo atual da consciência. Do ponto de vista “econômico”, o id é, para Freud, o reservatório inicial da energia psíquica.

Por que Freud criou a segunda tópica?

A Segunda Tópica de Freud: teoria estrutural. Compreendendo que seu modelo antigo possuia limitações que impediam um entendimento mais expressivo dos achados psicanalíticos, Freud propôs uma novo modelo para o aparelho psíquico.

O que é Pré-consciente na psicanálise?

Na psicanálise, pré-consciente é o local que precede a consciência. Os pensamentos são pré-conscientes quando estão inconscientes em um determinado momento, mas não são reprimidos .

Quais são constituintes do aparelho psíquico da segunda tópica freudiana no que se diferencia da primeira tópica?

Segunda tópica do aparelho psíquico na Psicanálise de Freud Uma porção do ego e do superego foram, portanto, ditas inconscientes, enquanto que os componentes da ID. O “Iceberg do Aparelho PsíquicoPrimeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

O que é o ego na psicanálise?

Ego é a consciência, o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo. O conceito de ego é bastante utilizado em estudos relacionados à psicanálise e à filosofia. De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, pelo superego e pelo id.

Quais são as três instâncias que compõem a segunda tópica?

Ou seja, diferentemente da Primeira Tópica, que sugere uma passividade, a Segunda Tópica é eminentemente ativa, dinâmica. Essa concepção estruturalista ficou cristalizada em “O ego e o id” de 1923 e consiste em uma divisão tripartite da mente em três instâncias: o id, o ego e o superego.

Por que Freud não ficou satisfeito com a primeira tópica?

Por que Freud não ficou satisfeito com a primeira tópica? ... Até então, Freud achava que o ego estava totalmente situado no consciente e no pré-consciente, afinal no inconsciente estariam apenas aquelas representações mentais que o ego teria recalcado.