:

Quais os objetivos do uso do Bioisosterismo?

Índice:

  1. Quais os objetivos do uso do Bioisosterismo?
  2. O que é conceito de Bioisosterismo?
  3. O que são Isósteros segundo Erlenmeyer?
  4. O que é substituição Isostérica?
  5. Qual o objetivo do emprego das equações de qsar?
  6. Quais são os fatores a serem considerados quando da aplicação do Bioisosterismo?
  7. O que é uma pro droga?
  8. O que é Isosterismo?
  9. O que é restrição conformacional?
  10. Quais os parâmetros estão relacionados à atividade dos fármacos?
  11. Qual é a função dos hidretos?
  12. Como é feita a nomenclatura de hidretos?
  13. Quais são os hidretos metálicos?

Quais os objetivos do uso do Bioisosterismo?

Na área de planejamento racional de fármacos, o bioisosterismo se constitui em uma ferramenta disponível para o químico medicinal que pretende melhorar o perfil de atuação de seus compostos líderes, ou seja, o bioisosterismo compreende a substituição de um fragmento molecular por outro, cujas propriedades físico- ...

O que é conceito de Bioisosterismo?

Bioisosterismo é um conceito que se refere a substancias ou subunidades estruturais de compostos bioativos que apresentem volumes moleculares, formas, distribuições eletrônicas e propriedades físico-químicas semelhantes, capazes principalmente de apresentarem propriedades biológicas similares.

O que são Isósteros segundo Erlenmeyer?

Isósteros, isosterismo. Erlenmeyerisósteros: átomos, íons ou moléculas que contêm idênticas camadas periféricas de elétrons…

O que é substituição Isostérica?

Substituição isostérica: é a troca de um elemento ou grupamento por outro com configurações estéreas e eletrônicas semelhantes. Os isósteros possuem, em geral, volume molecular, número de átomos ou disposição eletrônica semelhantes.

Qual o objetivo do emprego das equações de qsar?

Hoje, são amplamente aplicados para descrever quantitativamente as relações entre a estrutura química de moléculas e a atividade biológica por elas desempenhadas, visando a identificação de valores ótimos para determinadas propriedades físico-químicas e, por meio deles, fundamentar o planejamento de novas substâncias ...

Quais são os fatores a serem considerados quando da aplicação do Bioisosterismo?

  • Não existem regras claras ou restrições básicas para determinar.
  • que substituição bioisostérica deve ser aplicada a uma molécula em.
  • um dado sistema biológico.
  • Experiência e intuição são as armas do químico medicinal. A.
  • avaliação experimental é essencial.

O que é uma pro droga?

Definição expandida considera um pró-fármaco como um fármaco ativo, quimicamente transformado em um derivado inativo, que é convertido por um ataque químico ou enzimático ou de ambos no fármaco matriz no organismo, antes ou após alcançar seu local de ação (Figura 1).

O que é Isosterismo?

Quím Condição de similaridade de propriedades das moléculas ou grupos atômicos com a mesma constituição eletrônica e composições diferentes.

O que é restrição conformacional?

A restrição conformacional pode ser utilizada como abordagem para desenvolver estudos de determinação da relação estrutura - atividade. A fixação de uma ou várias zonas do ligante minimiza o número de conformações da seqüência peptídica e, por conseqüência, limita o grau de liberdade dos ângulos f e y.

Quais os parâmetros estão relacionados à atividade dos fármacos?

Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.

Qual é a função dos hidretos?

  • Os hidretos são uma função inorgânica binária, ou seja, possuem dois elementos químicos, e apresentam o hidrogênio como o elemento químico mais eletronegativo, sempre apresentando a carga -1 (H-1). Sua fórmula geral pode ser representada da seguinte maneira: XH.

Como é feita a nomenclatura de hidretos?

  • Independentemente do elemento químico presente no hidreto, a nomenclatura desses compostos é realizada de forma simples: Veja alguns exemplos de aplicação da regra de nomenclatura de hidretos: Em razão da distinção da natureza do elemento que acompanha o hidrogênio, os hidretos podem ser classificados em:

Quais são os hidretos metálicos?

  • Como exemplo temos o Hidreto de antimônio (SbH3). Os hidretos metálicos reagem com água de modo violento, liberando gás hidrogênio H2 (g) e formando uma base do metal. As fórmulas e entalpias padrão de formação de alguns hidretos dos elementos representativos estão mostradas na tabela.