:

O que é respiração pulmonar e cutânea?

Índice:

  1. O que é respiração pulmonar e cutânea?
  2. O que é respiração cutânea nos anfíbios?
  3. O que é respiração cutânea direta?
  4. Qual o principal órgão para que ocorra o início da respiração cutânea?
  5. Qual é a diferença entre a respiração celular e a respiração pulmonar?
  6. Qual a vantagem da respiração cutânea?
  7. Qual é o motivo de os répteis não podem realizar respiração cutânea como ocorre nos anfíbios?
  8. Qual é a diferença entre a respiração branquial e pulmonar?
  9. O que é respiração cutânea exemplos?
  10. Quais são os tipos de respiração?
  11. Como ocorre o processo de respiração cutânea?
  12. Como funciona a respiração por difusão ou cutânea?
  13. Como ocorre a respiração cutânea nos animais?
  14. Como se propagam os gases na respiração cutânea?

O que é respiração pulmonar e cutânea?

A respiração pulmonar ocorre em todos os vertebrados terrestres. Nos anfíbios, percebe-se que, além da respiração pulmonar, esses organismos necessitam das trocas gasosas realizadas na superfície de seu corpo (respiração cutânea). Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões.

O que é respiração cutânea nos anfíbios?

A respiração cutânea é basicamente um auxílio, pois o anfíbio não da conta de obter todo o oxigênio com a respiração pulmonar, porque possui circulação dupla e incompleta, ou seja, o sangue que vai para seu corpo não está totalmente purificado.

O que é respiração cutânea direta?

Respiração cutânea direta É o tipo mais primitivo de processo de trocas gasosas que ocorre por difusão diretamente na pele do animal em direção às células. Está presente no filo dos Poríferos, Cnidários, Platelmintos e Nematelmintos.

Qual o principal órgão para que ocorra o início da respiração cutânea?

A Respiração Cutânea ocorre através da pele. Em alguns vertebrados a superfície do corpo tornou-se altamente vascularizado para a troca gasosa. Esse intercâmbio é de particular importância na classe Amphibia, onde as glândulas mucosas na pele manter uma superfície respiratória úmida.

Qual é a diferença entre a respiração celular e a respiração pulmonar?

A respiração celular é realizada na parte interna das células, sendo a responsável por obter energia. Já a respiração pulmonar atua disponibilizando oxigênio para que as células possam realizar seu processo de respiração celular e retirada do gás carbônico resultante desse processo do organismo.

Qual a vantagem da respiração cutânea?

A respiração cutânea é eficiente para animais pequenos e com pele altamente vascularizada. O processo de respiração cutânea acontece através de difusão. O gás oxigênio, em maior concentração no ambiente externo, tende a entrar para o interior do corpo do animal, onde encontra-se em baixa concentração.

Qual é o motivo de os répteis não podem realizar respiração cutânea como ocorre nos anfíbios?

Os pulmões fornecem aos répteis uma quantidade suficiente de gás oxigênio, o que torna "dispensável" a respiração por meio da pele, observada nos anfíbios. Aliás, com a grande quantidade de queratina que apresenta, a pele torna-se praticamente impermeável, o que impossibilita a aquisição de gás oxigênio.

Qual é a diferença entre a respiração branquial e pulmonar?

A respiração pulmonar ocorre em mamíferos, aves, répteis e anfíbios. Nesse último grupo, a respiração pulmonar ocorre juntamente à respiração cutânea. A respiração branquial é aquela que ocorre em animais que possuem brânquias, estruturas finas em forma de lâminas e bastante vascularizadas.

O que é respiração cutânea exemplos?

A respiração cutânea ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. Os animais que apresentam respiração cutânea são os poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, alguns anelídeos e anfíbios. Nos anfíbios, a respiração cutânea complementa a respiração pulmonar.

Quais são os tipos de respiração?

Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbica (sem utilização de oxigênio também chamada de fermentação) e respiração aeróbica (com utilização de oxigênio).

Como ocorre o processo de respiração cutânea?

  • O processo de respiração cutânea acontece através de difusão. O gás oxigênio, em maior concentração no ambiente externo, tende a entrar para o interior do corpo do animal, onde encontra-se em baixa concentração. Enquanto, o gás carbônico faz o caminho inverso. Saiba mais sobre a Hematose, o processo de trocas gasosas.

Como funciona a respiração por difusão ou cutânea?

  • Respiração por difusão ou cutânea: Utiliza a superfície do corpo como órgão respiratório. Os animais que utilizam esse mecanismo devem ser dependentes d água, pois tem a pele permeável, de pequeno porte, a fim de manter uma grande relação superfície/volume e ter respiração direta ou indireta.

Como ocorre a respiração cutânea nos animais?

  • A respiração cutânea ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. Os animais que apresentam respiração cutânea são os poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, alguns anelídeos e anfíbios. Nos anfíbios, a respiração cutânea complementa a respiração pulmonar. Isto porque na fase adulta apresentam ...

Como se propagam os gases na respiração cutânea?

  • Na respiração cutânea indireta, os gases se propagam com a presença do sistema circulatório, como se vê nos anelídeos. Rã da espécie Lithobates palmipes. Foto: Dr Morley Read / Shutterstock.com. Os anfíbios, como sapos, pererecas e rãs são os animais mais conhecidos que realizam a respiração cutânea.